Sim, temos mesmo de falar da DeepSeek e de celebrar Maria Teresa Horta
Por Inês F. Alves
Na semana em que nos despedimos da incomparável Maria Teresa Horta e do príncipe Aga Khan IV, duas figuras que deixam um legado assente na palavra e no diálogo, o mundo foi apanhado de surpresa pelo sucesso de uma tecnológica chinesa que, por uma fração do valor investido por gigantes como o Chat GPT, desenvolveu e disponibilizou a todos um modelo de Inteligência Artificial, o DeepSeek, que tem dificuldade em contar-nos o que aconteceu na Praça Tiananmen, em 1989.
Afinal, quem é que está a ganhar na corrida à IA e, sobretudo, como pode a Europa beneficiar? Foi o que procurámos responder esta semana no SAPO24.
Também esta semana olhámos para além da polémica "Ozempic" e fomos saber quais os medicamentos que mais falham em Portugal — afetando sobretudo quem sofre de cancro, diabetes, alergias e problemas cardiovasculares — e o que é que o Infarmed está a fazer para mitigar isso.
Percebemos ainda como é que se gere a recolhe das cerca de 900 toneladas de lixo da cidade de Lisboa e a quem cabe, afinal, a responsabilidade de manter a capital limpa.
E com o mundo a debruçar-se sobre os devaneios expansionistas de Trump em relação à Gronelândia e ao Canal do Panamá, quisemos saber o que aconteceria se o presidente norte-americano desejasse anexar os Açores.
Pelo caminho, fizemos reportagem sobre o trabalho único desenvolvido pela Associação Salvador junto de pessoas com deficiência, nomeadamente na área do Desporto, e estivemos à conversa com o mágico Luís de Matos.
No podcast "Palavrões da ciência" seguimos à descoberta, desta vez na área dos incêndios, e explicamos porque é que nem todo o fogo é mau.
Fechamos a semana com várias sugestões de leitura — com destaque para o excerto do livro de Caroline Darian, filha de Dominique Pelicot, condenado à pena máxima em França por crimes sexuais contra a ex-mulher, Gisèle, violada por dezenas de homens — e de séries para ver .
Uma última nota: Já se inscreveu no clube de leitura deste mês? Patrícia Reis, escritora e cronista do SAPO24, é a convidada do "É Desta Que Leio Isto" para uma conversa sobre "A Desobediente", uma biografia da sua autoria que nos dá a conhecer Maria Teresa Horta. Acontece a 27 de fevereiro, às 21h00.
Fogo é lar e calor, tem princípio e fim. O incêndio não tem princípio, nem fim e não está restrito a um espaço. Este é o ponto de partida para este episódio onde se fala de um tema quente... os incêndios florestais.