Se não conseguir ver esta newsletter clique aqui.

 
Image

Newsletter diária • 21 jul 2021

 
Facebook
 
Twitter
 
Instagram
 
 
 

Entre o Estado da Nação e o estado do Plano de Vacinação

 
 

por Inês F. Alves

  • Estamos — ao que tudo indica, temporariamente — com problemas no stock de vacinas contra a covid-19, o que está a complicar o autoagendamento em vários concelhos e a limitar o regime de "Casa Aberta".
  • Vamos a detalhes:
  • Já esta quarta-feira, a ministra da Saúde, Marta Temido, reiterou que os constrangimentos são temporários — "alguns dias" —  e devem ser ultrapassados "com brevidade". Para contornar a falta de vacinas, o Governo está a negociar com a Comissão Europeia e alguns Estados-membros para que Portugal receba antecipadamente mais doses de vacina contra a covid-19 da Pfizer.
  • No que concerne a vacinação de adolescentes entre os 12 e os 18 anos, tema que tem estado na ordem da semana, a ministra da Saúde sublinhou que o plano de vacinação está preparado para “começar a vacinar abaixo dos 18 anos na última semana de agosto”, adiantando porém que o arranque desta fase estará dependente do parecer técnico da comissão de vacinação. “Aquilo que a DGS nos transmitiu é que será desejável dispor de mais algum tempo, duas semanas, para perceber mais em detalhe quais são os calendários”.

Quatro horas para apurar o Estado da Nação

  • Hoje é dia de debate sobre o Estado da Nação, na Assembleia da República.
  • Caberá a António Costa arrancar a sessão em que, ao longo de quase quatro horas, Governo e partidos vão analisar a situação do país.
  • Este debate conta com uma ausência de peso: Rui Rio, líder do maior partido da oposição, não estará presente devido à morte de um familiar próximo.
  • Ao fim de um ano e meio de pandemia, as críticas da oposição centram-se na forma como a crise socioeconómica e pandémica foi gerida e acusa o Governo de estar desgastado, pedindo também maior apoio para as famílias e as empresas. Saiba em detalhe o que a oposição pretende trazer ao debate.
  • O debate sobre o estado da nação foi criado em 1992, durante os tempos de maioria absoluta do PSD de Cavaco Silva. No entanto, o primeiro debate só aconteceu no ano seguinte, em 01 de julho de 1993.
 
 
 
 

 
 

Bezos andou nesta terça-feira de nave e a sua viagem de 11 minutos à fronteira do espaço teve cobertura televisiva digna da missão lunar. Continuar a ler

 
 
 
Joe Berardo já entregou proposta de caução de 5 milhões ao juiz Carlos Alexandre
 
 

Atualidade

 

A proposta de pagamento do empresário já chegou ao juiz Carlos Alexandre. Prazo para pagar caução terminava no próximo dia 23 de julho.

 
 
 
Ativistas apresentam queixa-crime contra PSP por "revistas abusivas"
 
 

Atualidade

 

Sete coletivos feministas, o movimento ambientalista Climáximo e 26 pessoas anunciaram hoje, em comunicado, a apresentação de uma queixa-crime no Ministério Público, por “revistas abusivas” da PSP a ativistas do movimento, em maio passado.

 
 
 
 
 

 
 

Para mim, o problema é o mesmo há anos e, pelos vistos, continua: a TAP não sabe comunicar. Não sabe, não quer saber e, sinceramente, é muito pouco inteligente, porque o mal que faz à imagem da empresa não é insignificante, é tremendo. Continuar a ler

 
 
 
Como os 50 pontos de Giannis voltaram a colocar os Bucks no topo da NBA, 50 anos depois
 
 

Desporto

 

Uma atuação memorável do grego Giannis Antetokounmpo, autor de 50 pontos, permitiu na terça-feira aos Milwaukee Bucks baterem em casa os Phoenix Suns por 105-98 e sagrarem-se campeões da Liga Norte-americana de basquetebol (NBA) 50 anos depois.

 
 
 
João Sousa: “Entrar no Estádio do Maracanã com toda a equipa olímpica de Portugal foi indescritível”
 
 

Desporto

 

João Sousa andou pelo top-30 mundial, agora está 100 furos abaixo. O adiamento dos Jogos levaram a uma entrada mais tardia. Repete a ida aos Jogos Olímpicos e mais que preparar o físico, o tenista de Guimarães apontou ao trabalho mental.