Foi um bom Natal para todos nós
Edição por Rute Sousa Vasco
Oficialmente o estado de emergência acabou há 15 dias. Psicologicamente a quarentena acabou hoje com o discurso do primeiro-ministro a dizer que em junho espera que a nossa vida já se assemelhe aos dias "normais". E estava tudo muito bem não fosse termos ficado um bocadinho mais sozinhos apesar de voltarmos a estar com mais gente - pelo menos para os muitos milhares que se habituaram a noite após noite dar um pulo até à casa de Bruno Nogueira.
À hora que escrevo este texto, Bruno Nogueira deambula por Lisboa à procura de casas com luzes de Natal acesas à janela. Se isto lhe parece estranho, não me leve a mal, mas não faço ideia onde andou durante esta quarentena. Porque os diretos de Bruno Nogueira no Instagram ficarão, sem dúvida, na memória da internet e sobretudo na memória de todos os que por lá passaram - hoje, a esta hora, estão 125 mil pessoas.
Desculpem ... estavam 125 mil, até que uma conta em nome de Georgina Gio apareceu no direto e de repente ouvimos uma voz familiar, num ecrã sem luz. Do outro lado, Cristiano Ronaldo, deste lado 157 mil pessoas meio aparvalhadas com tudo o que estava a acontecer.
O que é que é tudo? No meio da distopia que temos estado a viver, fechados em casa, afastados da família, dos amigos, dos inimigos, das rotinas, das obrigações, dos prazeres, Bruno Nogueira deu um pontapé no tédio e começou a falar connosco.
Para se entreter, entreteve-nos e foi chamando os amigos para ajudar a conversa. E eis que qualquer pessoa - qualquer pessoa - passou a poder estar numa sala com o humorista e como se não bastasse ainda levou como bónus uma verdadeira seleção nacional sem peneiras, de músicos (Filipe Melo, Samuel Úria, Maria João Pires Gisela João, Capicua, Salvador Sobral), atores (Eunice Munoz, Albano Jeerónimo, Rita Blanco, Miguel Guilherme, Nuno Lopes), artistas plásticos (Vhils num memorável 25 de Abril), outros humoristas (Nuno Markl, Beatriz Gosta, Salvador Martinha), gente da televisão (João Manzarra, quase todos os dias), futebolistas (Rui Patrício e Bernardo Silva, antes de Cristiano Ronaldo hoje, Bruno Fernandes depois de Cristiano Ronaldo).
Hoje a quarentena como a conhecemos estas semanas acabou - e acabou também o "Como É Que O Bicho Mexe”. Não há mal que sempre dure nem bem que nunca acabe. E não se pode ter tudo, é o que dizem. Deve ser verdade, mas neste caso, se pode ser Natal no mês dos milagres e parecer que há festa do título com o campeonato parado, não nos faz mal acreditar que talvez não seja bem assim.
Empresas e Emprego
O continente do turismo prepara-se para o verão com cuidado, restrições — e distanciamento. As medidas europeias para a retoma ponto por ponto
Bruxelas anunciou esta quarta-feira as medidas para a reabertura do setor turístico no continente responsável por 50% do mercado mundial. O objetivo não é encher as praças e avenidas europeias com ‘trolleys’ e ‘selfie-sticks’ aos níveis pré-pandemia, mas garantir que deixam de estar desertas, numa asfixia que estrangula um importante setor económico.
Dar a volta à pandemia: “O mundo mudou, nós temos de mudar”
Em tempos de pandemia, são várias as empresas que, para sobreviver, se estão a reinventar.
Avisos de candidaturas ao programa Adaptar para micro, pequenas e médias empresas abriram esta sexta-feira
Os avisos destinam-se a ajudar as empresas a ajustarem-se às regras do desconfinamento.
Autoeuropa produziu todos os automóveis fabricados em Portugal em abril
A Autoeuropa foi responsável pela totalidade dos veículos ligeiros produzidos em Portugal em abril, num total de 1.232 automóveis, mês em que a produção nacional contou apenas com mais seis pesados saídos da CaetanoBus.
Governo britânico injeta 1,8 mil milhões de euros nos transportes públicos de Londres
O governo britânico concordou atribuir 1,6 mil milhões de libras (1,8 mil milhões de euros) em financiamento de emergência para a rede de transportes públicos de Londres devido ao risco de colapso, foi hoje anunciado.
CTT lamentam greve contra atribuição de cartão de refeição para subsídio de alimentação
Os CTT lamentaram hoje a razão da greve convocada para 29 de maio contra a atribuição de um cartão de refeição como forma de pagamento do subsídio de alimentação e apelaram ao "sentido de responsabilidade" dos sindicatos.
Quase 80% dos alojamentos turísticos tiveram cancelamentos de reservas
Quase 80% dos alojamentos turísticos em Portugal reportam cancelamentos de reservas agendadas para os meses de março a agosto deste ano, sobretudo por parte de hóspedes nacionais, seguidos dos espanhóis, franceses, alemães e britânicos, informou hoje o INE.
Bancos receberam mais de 300 mil pedidos de moratórias de créditos
Os bancos já receberam mais de 300 mil pedidos de moratórias no pagamento de créditos, indicou hoje a Associação Portuguesa de Bancos em audição no parlamento, no grupo de trabalho das comissões bancárias.
Ryanair despede mais de 250 trabalhadores devido ao colapso da procura
A companhia aérea Ryanair despediu mais de 250 trabalhadores de apoio nos aeroportos de Madrid, Londres-Stansted, Dublin e Wroclaw (Polónia), informou hoje num comunicado a transportadora, que assegura que fará "novos anúncios" antes do final do mês.
Há um mundo novo de onde devemos ter vindo, pois sonhamos com ele. Marchamos de regresso, o apocalipse não é, para nós, um mundo novo. Continuar a ler
Porque é que é tãoooo cansativo passar o dia em videochamadas?
créditos: Rodrigo Mendes | MadreMedia[/caption]
Há uma luz que nunca se apaga e a da Eurovisão volta a brilhar este sábado
[/caption]
A 65.ª edição do Festival Eurovisão da Canção foi cancelada, mas as canções vão ouvir-se na mesma. As dos 41 países que competiriam este ano, e não só. Num evento de celebração, sem pontuação ou vencedores, o “Eurovision: Europe Shine a Light” acontece este sábado. O radialista Nuno Galopim será o comentador de serviço e falou com o SAPO 24.