O Exército israelita anunciou hoje que eliminou num bombardeamento da Força Aérea o "número dois" da Direção de Informações do grupo islamita palestiniano Hamas, Shadi Barud, considerado coautor moral do ataque de 07 de outubro a Israel.
Polícias de todos os estados-membros da União Europeia (UE) aprendem por estes dias a fazer reconhecimento, análise e inativação de explosivos na Unidade Especial de Polícia (UEP), em Belas, numa ação de formação que conta também com observadores ucranianos.
Um iraquiano responsável por vários atos de profanação do Corão, que desencadearam um conflito diplomático com o mundo islâmico, será expulso da Suécia após as autoridades locais de imigração terem recusado a prorrogação da sua autorização de residência.
O líder do PCP afirmou hoje que o secretário-geral da ONU, António Guterres, não poderia ter dito "menos do que disse" sobre Israel e o Hamas, criticando as "reações prepotentes" de Telavive, que considerou serem "intoleráveis e incomportáveis".
O Conselho de Ministros aprovou hoje uma resolução que permite que o trabalho suplementar dos trabalhadores do INEM possa ser ultrapassado em 20% até ao final do ano, decorrente do aumento na atividade operacional no outono e inverno.
Responsáveis dos países com as maiores bacias de florestas tropicais do mundo reúnem-se a partir de hoje na República do Congo, durante três dias, procurando formas de protegerem as suas florestas da desflorestação e financiar a sua proteção.
O candidato da Renamo em Maputo, Venâncio Mondlane, afirmou hoje que o anúncio de vitória da Frelimo na capital moçambicana e praticamente em todos os municípios foi o "homicídio da democracia" e convocou uma "megaconcentração" para sexta-feira.
Obras de arte contemporânea das coleções Ellipse, Berardo, Teixeira de Freitas e da coleção do Estado vão estar em diálogo a partir de sexta-feira, na inauguração do Museu de Arte Contemporânea - Centro Cultural de Belém (MAC/CCB), em Lisboa.
O grupo islamita palestiniano Hamas elogiou hoje a posição do Presidente russo sobre o conflito no Médio Oriente, durante conversações políticas mantidas em Moscovo, nas quais as autoridades russas exigiram a libertação imediata dos reféns estrangeiros mantidos em Gaza.
O Conselho de Ministros procedeu à clarificação da tipologia de rendimentos considerados no apoio às rendas, que passa a incluir, por exemplo, as bolsas de investigação, disse hoje a ministra da Habitação, Marina Gonçalves.
As Brigadas de Al-Qassem, braço armado do movimento islamita palestiniano Hamas, anunciaram hoje a morte de 50 reféns nos bombardeamentos de Israel à Faixa de Gaza, onde o grupo se encontra no poder desde 2007.
O serviço de urgência de Ginecologia-Obstetrícia do Hospital Amadora-Sintra vai estar aberto apenas à sexta-feira e ao fim de semana a partir de segunda-feira, por falta de médicos para assegurar as escalas, anunciou hoje a instituição.
O secretário-geral das Nações Unidas (ONU), António Guterres, lançou hoje um órgão consultivo multissetorial de alto nível sobre Inteligência Artificial (IA), que até ao final do ano identificará riscos e desafios, mas também as principais oportunidades.
A Federação Nacional dos Médicos e o Sindicato Independente dos Médicos concordaram hoje em apresentar uma proposta conjunta ao Governo na qual exigem a reposição das 35 horas semanais e um aumento de 30% do salário base.
A empresa de biotecnologia norte-americana Excision BioTherapeutics apresentou dados de segurança positivos sobre o uso de edição genética no combate ao vírus da imunodeficiência humana tipo 1 (VIH-1) em humanos.
O secretário-geral do PCP acusou hoje o Governo de ter decretado um "aumento de 7% nas rendas", considerando que terá de "arcar com as consequências" dessa decisão, e criticou o BCE por não ter reduzido as taxas de juro.
A Comissão Nacional de Eleições (CNE) de Moçambique anunciou hoje a vitória da Frelimo, partido no poder, em 64 das 65 autarquias do país, enquanto o MDM, terceiro maior partido ganhou apenas na Beira.
Angola prevê atingir, até 2027, uma capacidade instalada de 8.000 megawatts e uma taxa de eletrificação de 50%, o que exigirá um investimento de 17,2 mil milhões de dólares (16,3 mil milhões de euros), disse hoje o Governo.
A Guiné-Bissau "não é um país traficante", vincou hoje em Lisboa o Presidente guineense, Umaro Sissoco Embaló, reagindo à decisão dos Estados Unidos de sancionar o seu país por falhas na luta contra o tráfico humano.
O atletismo português apresentou na última época um número recorde de atletas filiados, com 21.875 registos, superando pela segunda vez consecutiva o patamar dos 20 mil, anunciou hoje a federação portuguesa da modalidade.
A bolsa de Lisboa encerrou hoje em alta, com o índice PSI a registar uma subida acentuada de 2,23% para 6.184,88 pontos, apoiado por uma valorização de 10,57% da Jerónimo Martins.
As autoridades moçambicanas anunciaram hoje, na Beira, o início da reconstrução de 15.000 casas na região centro do país, destinadas às vítimas do ciclone Idai, ocorrido em março de 2019.
O Sinn Féin acredita que é possível concluir a unificação da Irlanda e Irlanda do Norte nesta década e defende que o referendo deve começar a ser preparado agora, disse hoje em Lisboa a presidente do partido irlandês.
Moçambique melhorou a sua posição no Índice Global da Fome 2023, apresentado hoje em Lisboa pela associação Ajuda em Ação, mas tem ainda uma classificação considerada "grave", influenciada pelos ataques armados no norte do país.