O primeiro-ministro propôs hoje reformas para tornar a União Europeia (UE) como um "grande edifício multifuncional", onde todos participam usando "os espaços que desejam usar", visando evitar bloqueios, e sugeriu um "PRR permanente" para enfrentar crises.
A pressão da Hungria e Polónia levou hoje à retirada de um parágrafo sobre as migrações da declaração final do Conselho Europeu informal de Granada, por estes países contestarem as novas regras migratórias e defenderem uma votação por unanimidade.
Os presidentes da Comissão Europeia e do Conselho Europeu disseram hoje que mantêm a confiança num possível acordo sobre as migrações na União Europeia (UE) e destacaram que têm existido avanços nesta matéria pela primeira vez em anos.
A Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP) alertou hoje para a possibilidade de faltarem ambulâncias nas corporações dos bombeiros devido ao tempo que um pedido de socorro pode demorar com os atuais constrangimentos nas urgências dos hospitais.
A diretora dos serviços farmacêuticos do Instituto Português de Oncologia (IPO) de Lisboa demitiu-se, alegando escassez de meios, uma demissão já aceite pelo Conselho de Administração, que rejeita qualquer risco de segurança para os doentes.
O desflorestamento da Amazónia brasileira caiu 59% em setembro face ao mesmo mês do ano passado, segundo dados de satélite do sistema Deter do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).
A UNESCO vai criar um museu virtual imersivo de objetos culturais roubados, com vista a sensibilizar o público em geral para o tráfico ilegal de bens culturais e para a recuperação de peças roubadas.
O chanceler alemão, Olaf Scholz, sublinhou hoje a importância de concluir o pacto migratório europeu pelo facto de ser "vinculativo", não podendo ser vetado por países individuais, numa referência à Polónia e Hungria.
O secretário-geral do PS, António Costa, sublinhou hoje a "linha vermelha" para a extrema-direita, relativamente à qual "não tem hesitações como outros partidos", pedindo ação do Partido Socialista Europeu (PES) sobre o partido eslovaco liderado por Robert Fico.
A seleção portuguesa de futsal venceu hoje na Arménia, por 6-5, em jogo da terceira jornada do Grupo E da Ronda de Elite europeia de qualificação para o Mundial2024, e reforçou a liderança do agrupamento.
A Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (Anpg) lançou hoje o concurso para a licitação de 12 blocos petrolíferos, para a exploração das Bacias Terrestres do Baixo Congo e do Kwanza, anunciou a concessionária nacional.
A bolsa de Lisboa encerrou hoje a sessão positiva, com o índice PSI a registar uma valorização de 0,43% para 5.888,35 pontos, seguindo os ganhos das principais praças europeias.
A urgência de ginecologia e obstetrícia e a via verde coronária do Hospital de Santo André, em Leiria, vão estar encerradas no fim de semana, disse à Lusa fonte da Federação Nacional dos Médicos (Fnam).
A Carris, empresa de transportes de Lisboa, anunciou hoje que vai reforçar o funcionamento dos postos de venda, em resposta ao "aumento excecional de procura" que se está a verificar neste período.
O primeiro-ministro da Polónia, Mateusz Morawiecki, exprimiu hoje a sua rejeição pelas "conclusões" sobre migrações na cimeira da União Europeia (UE) em Granada.
A Proteção Civil alertou hoje para o risco de incêndio "muito elevado e máximo" nas regiões do Centro, Médio Tejo, Lisboa e Vale do Tejo e Algarve devido à previsão de temperaturas elevadas para os próximos dias.
A ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, defendeu hoje que não devem ser cobradas portagens nas antigas autoestradas Scut (Sem Custos para o Utilizador) e que todo o sistema de portagens de Portugal deve ser repensado.
O primeiro-ministro, António Costa, rejeitou hoje uma "data fixada" para o alargamento da União Europeia (UE), quando se fala de novos membros em 2030, salientando que os países podem entrar em diferentes alturas.
O Hospital Fernando Fonseca (Amadora-Sintra) esclareceu hoje que teve de fazer um desvio temporário de doentes transportados por ambulância até às 15:00 por incapacidade de internamento, mas que a situação já está normalizada.
O deputado único do Livre desafiou hoje o executivo a um debate sobre o excedente orçamental no parlamento e manifestou vontade de se reunir com o Governo para debater a proposta do Orçamento do Estado para 2024 (OE2024).
Mais de um quinto dos trabalhadores da administração pública, situados na base remuneratória, com salário de 769,20 euros, vão ter aumentos salariais de 6,8% no próximo ano, disse hoje fonte oficial do Ministério da Presidência.
A Comissão Nacional Eleitoral (CNE) angolana incinerou hoje "quantidades consideráveis" de boletins de voto e material eleitoral obsoleto usado nas eleições gerais de 24 de agosto de 2022, considerando que a ação, deliberada pelo plenário, tem respaldo legal.
A Associação de Turismo de Santiago considerou hoje que o fim do projeto para o hotel-casino no ilhéu de Santa Maria é uma "grande oportunidade" para se pensar em conjunto a organização da orla marítima da cidade da Praia.
Dez barcos com 881 migrantes a bordo chegaram ao arquipélago espanhol das Canárias nas últimas 24 horas, através de uma das rotas migratórias mais perigosas do mundo, informou hoje a instituição de socorro marítimo espanhol.