Em declarações à agência Lusa, Maria de Lurdes Maia, provedora da Misericórdia da Maia afirmou que seis funcionárias da creche Santa Maria de Avioso testaram positivo para a covid-19, num total de mais de 13 funcionários da creche, serviços gerais e cozinha.
“Aguardamos o resultado dos testes que foram feitos aos restantes funcionários”, salientou a responsável, acrescentando que, no seguimento dos casos positivos, as entidades de saúde indicaram o encerramento das três salas de creche.
Segundo Maria de Lurdes Maia, cerca de 35 crianças, com idades até aos 36 meses, encontram-se em isolamento profilático, não tendo sido detetado, até ao momento, “nenhum caso positivo”.
“Não tivemos nenhuma indicação das entidades de saúde para testar as crianças”, referiu.
Apesar do encerramento das três salas de creche, a instituição mantém em funcionamento as três salas de pré-escolar, frequentadas por cerca de 65 crianças.
“Não tivemos indicação para encerrar essas salas”, afirmou a responsável, acrescentando, no entanto, que se tal acontecer, a instituição vai cumprir todas as orientações das entidades de saúde.
À Lusa, Maria de Lurdes Maia adiantou ainda estar prevista para sábado uma desinfeção geral às três salas da creche.
A pandemia de covid-19 já provocou mais de um milhão e cinquenta e um mil mortos e mais de 35,8 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.
Em Portugal, morreram 2.040 pessoas dos 81.256 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.
Comentários