A busca pelas vítimas foi interrompida no sábado, enquanto as equipas de demolição se preparavam para derrubar o restante do prédio antes da chegada da tempestade tropical Elsa nos próximos dias.

A autarca do condado de Miami-Dade, Daniella Levine Cava, anunciou o momento da demolição numa conferência de imprensa, explicando que "pequenos explosivos estrategicamente colocados" seriam usados para a operação. “A demolição em si está limitada à área ao redor do prédio”, disse.

"No entanto, há poeira e outras partículas que são um subproduto inevitável de todos os tipos de demolições e, como medida de precaução, pedimos aos residentes das imediações que permaneçam dentro de casa".

A maior parte do prédio de 12 andares Champlain Towers South desabou nas primeiras horas de 24 de junho, levantando uma enorme nuvem de poeira e aterrorizando a população local, surpreendida por um desastre urbano.

Os restos instáveis do bloco representavam uma ameaça para as equipas de busca e resgate que ainda estão no local, embora as esperanças de encontrar alguém com vida estejam a diminuir rapidamente.

Com a tempestade tropical Elsa a aproximar-se da região, as autoridades aceleraram o cronograma de demolição.