Qual é o objetivo do SAPO24 com este guia?

A comunidade do SAPO24 é muito diversa, pelo que é natural que entre os nossos leitores estejam pessoas com pontos de vista, contextos e experiências muito distintos. Acreditamos que esta diversidade acrescenta valor à discussão e queremos reforçá-la — o que só é possível garantindo que existe um espaço onde todos se sentem incluídos, ouvidos e respeitados. Assim, este guia de conversação e moderação abrange toda a interação com a comunidade no SAPO24 — seja em notícias, nos espaços de opinião ou de participação dos leitores.

Ok, mas como é que me posso fazer ouvir?

  • Comente, queremos saber a sua opinião

O espaço de comentários no final de cada artigo é talvez a forma mais direta de se juntar à conversa. Aqui pode deixar uma nota de correção, partilhar mais informação ou o seu ponto de vista sobre o tema em debate.

Incentivamos todos aqueles que desejam juntar-se à conversa a, antes de publicarem o seu comentário, lerem aquilo que outros já escreveram. Se alguém já partilhou um ponto de vista que coincide com o seu, a melhor forma de promover a interação é deixar um “gosto”. Por outro lado, se discorda de determinada opinião, o ideal será responder. Isso não só ajuda a centrar o debate como promove a interação.

E como o objetivo é fomentar debates construtivos é essencial que os todos os intervenientes estejam corretamente identificados. Ou seja, páginas de perfis falsas ou trolls [pessoas cujo comportamento visa somente diminuir, insultar ou desestabilizar uma conversa] serão removidos da conversa.

É igualmente relevante que os comentários se foquem no tema que está a ser abordado. Contributos que se afastam do tópico em discussão ou que tenham um cariz promocional serão removidos.

O SAPO24 reserva-se o direito de determinar que artigos terão a zona de comentário aberta ou fechada, garantindo em todas as ocasiões um meio de contacto alternativo (email). Não desejamos limitar o debate, mas reconhecemos que há conversas que exigem um acompanhamento mais atento. 

  • Envie um email

Se acha que o espaço de comentários não é o ideal para partilhar o seu ponto de vista ou para sugerir uma correção, pode sempre enviar um email para 24@sapo.pt. A equipa do SAPO24 vai ler, responder ao seu email e, sempre que fizer sentido, reencaminhar o mesmo para o autor do artigo. 

Alguns dos nossos autores partilham o seu email e redes sociais no perfil de autor no SAPO24. Clique sobre o nome do autor de um artigo e será reencaminhado para uma página com estas informações. Se tem uma pergunta, se deseja partilhar uma informação ou sugerir uma correção ao artigo, esta é a forma ideal de entrar em contacto diretamente com o autor.

A minha liberdade termina… Onde começa o respeito pelo outro

Imagine que o espaço de comentário de um artigo é a sala de sua casa. É assim que o SAPO24 vê a interação na zona de comentários: um espaço seguro onde existem regras de convivência que devem ser cumpridas por todos os intervenientes. E não existe diálogo sem respeito pelo outro. Nos casos em que isso não se verificar, os comentários serão removidos e os emails não serão respondidos. Seguem algumas linhas orientadoras que tenderemos a valorizar no que toca aos comentários publicados e à sua pertinência no contexto dos artigos a que respeitam:

  • Não generalize

As melhores conversas são aquelas que evitam fazer generalizações abusivas. “Todas as mulheres conduzem mal” ou “os homens só conseguem fazer uma coisa de cada vez”. Além de não ser verdade, este tipo de abordagem acaba por enviesar o debate e não é construtiva.

  • Não discrimine

É importante referir que o SAPO24 não permite comentários que discriminem ou diminuam alguém com base no género, raça, classe social, etnia, convicções políticas, origem, religião, orientação sexual, incapacidade (física ou mental) ou idade. Existe uma diferença entre discordar de determinada política, grupo de interesse, organização, comunidade ou crença, e atacar alguém por esse motivo. Por isso mesmo, entendemos que o discurso discriminatório ou que vise diminuir, insultar ou ridicularizar não promove a troca de ideias e o debate.

  • Não insulte

Muitas vezes as pessoas têm uma opinião vincada sobre os temas em debate no SAPO24. Apelamos em todos os momentos ao respeito pela opinião dos outros. Todo o conteúdo insultuoso, que difame, promova a violência ou que intimide será removido. 

Isso significa que não pode criticar? Pode, claro, e deve, mas não precisa de recorrer à ofensa para o fazer, não precisa de gritar (ESCREVER TUDO EM MAIÚSCULAS), recorrer a palavreado grosseiro ou vulgar (como asneiras, mesmo que tente contornar isso com espaços, asteriscos ou outros símbolos) ou a ataques pessoais.

  • Não especule

A reflexão muitas vezes está em torno do que ainda não aconteceu, mas que já está a marcar atualidade — a consequência de um ato, de uma decisão governamental ou até de um jogo que pode determinar o futuro de um treinador. Mas quando se olha para o futuro é importante não tirar conclusões precipitadas, fazer acusações sem fundamento ou julgamentos imprudentes. Por isso, recomendamos que os seus comentários sejam fundamentados, porque, numa era onde a propagação de notícias falsas é cada vez mais uma questão, a opinião fundamentada tem cada vez mais importância.

  • Não partilhe informação falsa

A sua palavra tem valor. E é porque levamos a sério aquilo que escreve ou partilha que não podemos admitir a disseminação de informação falsa, incorreta ou descontextualizada, assim como não podemos permitir que sejam violados direitos de autor ou de copyright. Comentários com partilha de links ficarão sujeitos a revisão prévia por questões de segurança.

  • Seja claro

Tente ser claro ao partilhar o seu ponto de vista, porque o risco de ser mal interpretado é real. A utilização de humor, ironia ou sarcasmo nem sempre é percetível à distância de um ecrã. Não estamos a dizer que o humor é desaconselhado - pelo contrário, como se percebe pela nossa coluna de opinião -, mas é importante manter um tom de conversa que não enviese a discussão e crie mal entendidos. Clarificações a comentários são bem-vindas, mas evite repetir o mesmo comentário várias vezes (copiar+colar), já que isso só cria entropia. Comentários repetidos serão removidos.

Se eu me deparar com comentários que violam as regras, o que devo fazer?

Neste momento, a moderação de comentários no SAPO24 acontece no momento posterior à partilha, o que significa que os comentários ficam visíveis sem passarem por um processo de revisão. Isto beneficia a dinâmica do debate.

No entanto, a equipa do SAPO24 faz uma monitorização a posteriori às caixas de comentários, intervindo sempre que isso se justifique.

Isto significa também que precisamos da sua ajuda para manter uma conversa ao nível da comunidade a que queremos pertencer.

Se se deparar com um comentário que não cumpre as normas pode “marcar como spam” ou “denunciar ao Facebook” na própria zona de comentários. Em alternativa, pode enviar um email para 24@sapo.pt a denunciar um comentário (sinalize o artigo e comentário em causa). A equipa do SAPO24 irá avaliar a sua denúncia e agir em conformidade.

Coloquei um comentário e foi removido. Porquê?

Ou alguém da comunidade denunciou o seu comentário, ou a equipa do SAPO24 considerou que este não cumpria as normas. O SAPO24 não edita comentários.

A equipa do SAPO24 reserva-se ainda o direito de banir um leitor que viole reiteradamente as normas ou que esteja a participar do debate através de uma conta falsa.

Se desejar uma justificação mais detalhada sobre o que motivou determinada decisão, envie um email para 24@sapo.pt

Ainda tenho perguntas, a quem as faço?

Se este artigo não esclareceu todas as suas dúvidas relativamente à política de comentários e de interação no SAPO24, envie um email para 24@sapo.pt

A gestão de comunidade é um tema da maior importância para o SAPO24, pelo que a política de comentários, as regras de participação, assim como este documento, continuarão a ser debatidos pela equipa e modificados ou atualizados sempre que for necessário. Mantenha este link na sua lista de favoritos e consulte-o regularmente. Se tiver algum contributo para o debate, entre em contacto connosco através do email 24@sapo.pt 

Newsletter

As notí­cias não escolhem hora, mas o seu tempo é precioso. O SAPO 24 leva ao seu email a informação que realmente importa comentada pelos nossos cronistas.

Notificações

Porque as noticias não escolhem hora e o seu tempo é precioso.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.