"As minhas expetativas são altas. Vim cá para dar o meu melhor e espero que tudo corra bem", perspetivou Joana Freire, 15 anos, que participa pela primeira vez nos Jogos da CPLP, que decorrem na ilha cabo-verdiana do Sal.

Em declarações à agência Lusa, a atleta, natural de Setúbal e que representa o Casal do Marco, disse esperar "ir muito mais longe".

"Espero ir aos Jogos Olímpicos, traçar um percurso longo e muito grande no taekwondo", disse a portuguesa desta modalidade que participa pela primeira vez nos jogos da CPLP.

Joana Freire destaca o "convívio muito bom" entre os atletas participantes nos Jogos e reconheceu tratar-se de uma oportunidade de conhecer outras pessoas, modalidades e culturas de países que também falam o português.

A mesma opinião tem a tímida e de poucas palavras Mariana Carvalho, basquetebolista portuguesa de 15 anos.

"Espero ficar em primeiro lugar", perspetivou a atleta natural de Carcavelos e que representa a equipa da Quinta dos Lombos, ambicionando "continuar na modalidade".

Quem também participa pela primeira vez nos Jogos da CPLP é o futebolista timorense Gumário Moreira, de 16 anos.

Gumário fala português com dificuldade, mas expressou estar "muito orgulhoso" por estar nos Jogos da CPLP, que coincidem com a primeira vez que saiu do território timorense.

Por agora, o futebolista pretende ganhar os jogos no torneio realizado no Estádio Municipal Marcelo Leitão, em Espargos, mas o grande objetivo é continuar na modalidade e, no futuro, representar uma equipa profissional na Ásia.

"Esperamos ganhar todos os jogos, chegar à final e ganhar porque estamos a trabalhar muito para isso", afirmou, por sua vez, o futebolista angolano Bito, também de 16 anos e igualmente estreante nos Jogos.

O atleta das camadas jovens do 1.º de Agosto disse à Lusa que pretende chegar aos seniores e mostrar que "tem potencial" para "voos mais altos".

"Eu faço as duas coisas. Quando é para estudar, estudo a sério, quando é para jogar, jogo a sério", afirmou Bito, que encara tudo "como uma final", sendo esta a mensagem que passa aos colegas: "Cada jogo é um jogo, pelo lhes que digo para lutarem e suarem a camisola, que só assim podemos chegar longe".

Igualmente ambicioso, o brasileiro Riquelme, que, aos 14 anos joga nos sub-15 do Corinthians.

"Viemos forte, com uma equipa boa e a expetativa é ganhar. O futuro é tornar-me num jogador profissional", disse o atleta, considerando que vai conseguir o seu objetivo no Brasil, apesar da concorrência de milhares de jovens com o mesmo desígnio.

Os Jogos da CPLP estão a ser disputado por atletas sub-16, exceto a natação e o atletismo paralímpico em que podem participar atletas dos sub-20.

O evento deste ano, que se realiza em Espargos e em Santa Maria, na ilha cabo-verdiana do Sal, conta com a presença de cerca de 500 jovens atletas, que estão a competir nas modalidades de futebol, atletismo, andebol, taekwondo, basquetebol, natação e voleibol de praia.

As provas terminam no próximo domingo.

RYPE // JP

Lusa/Fim