1947 -- Paquistão assinala a independência, um dia antes da Índia.1951 - É inaugurada em Lisboa a Igreja do Santo Condestável, no bairro de Campo de Ourique.1956 -- Morre o dramaturgo alemão Bertold Brecht. Tinha 58 anos.1958 -- O ditador português Oliveira Salazar reforça as pastas da Defesa e do Ultramar.1960 -- Morre, com 70 anos, o poeta, historiador e político português Jaime Cortesão.
1962 -- As equipas de operários de Itália e França encontram-se no final das obras de perfuração do túnel do Monte Branco, que liga Chamonix, na Alta Saboia (França) a Courmayeur, no Vale de Aosta (Itália).
1971 -- Independência do Bahrain.1973 - Terminam os bombardeamentos norte-americanos no Cambodja, pondo fim a 12 anos de combates na Indochina.
1974 -- Manifestação anticolonial em Lisboa. É pedida a independência dos territórios sob administração portuguesa.
1981 -- Morre, com 87 anos, o maestro austríaco Karl Boehm, referência na interpretação de obras dos períodos clássico e romântico.1984 -- O Diário da República publica a Lei de bases da Segurança Social.1991 - Morre a escritora Lídia da Fonseca, com 75 anos.1992 - Morre o juiz norte-americano John Sirica, um dos protagonistas da investigação do caso Watergate. Tinha 88 anos.1994 - Morre o escritor de origem búlgara Elias Canetti, autor de "Auto de Fé" e "O Poder e as Massas", Nobel da Literatura em 1981. Tinha 89 anos.
1995 - Morre o etnólogo português Fernando Galhano, aos 91 anos.-- Morre, com 84 anos, o maestro de origem romena Sergiu Celibidache.1999 -- Começa a campanha para a consulta popular sobre a independência de Timor-Leste.2001 -- Macedónios e albaneses assinam o acordo de paz de Skopje, aceite pela guerrilha albanesa.2002 -- O Tribunal indonésio para os crimes cometidos em Timor-Leste absolve seis militares, entre eles o antigo chefe da polícia de Díli, ilibando-os de responsabilidade pelos crimes de 1999.
- Estreia do futebolista Cristiano Ronaldo no Sporting.
2003 - O Conselho de Segurança das Nações Unidas aprova a resolução 1500 que reconhece o Conselho de Governo transitório do Iraque e cria a Missão de Assistência das Nações Unidas (MANUI).
- Começa o "apagão" de quase dois dias da América do Norte, que afeta o nordeste dos EUA, incluindo a cidade de Nova Iorque, e o sudeste do Canadá.
2004 - Rebeldes hutus atacam o campo de refugiados tutsi de Gatumba, no Burundi, provocando a morte a cerca de 160 pessoas.
- Morre, com 93 anos, Czeslaw Milosz, poeta e romancista polaco, Nobel da Literatura em 1980, autor de "A Tomada do Poder".
2005 - Banda irlandesa U2 fecha digressão europeia em Lisboa e recebe a Ordem da Liberdade.
- Queda de avião cipriota, a Norte de Atenas, causa a morte de 121 passageiros e tripulantes.
2006 - Entra em vigor o cessar-fogo que põe fim aos 34 dias da guerra israelo-libanesa. O balanço, no Líbano, aponta para mais de 1.200 mortos, perto de quatro milhares de feridos e cerca de um milhão de deslocados. Em Israel, a guerra provocou 116 mortos e 450 feridos.
2007 - A nova lei do tabaco que limita o fumo em locais públicos fechados e estabelece sanções até 250 mil euros para os infratores é publicada em Diário da República, para entrar em vigor em 2008.
- Morre, com 94 anos o compositor russo Tikhon Khrennikov.
2008 - Governo espanhol aprova plano de choque com 24 medidas económicas.
2009 - O Banco Privado Atlântico - Europa, de capitais maioritariamente angolanos, inicia a sua atividade em Portugal na área da banca de investimento.
- Morre Les Paul, guitarrista norte-americano, com 94 anos.
2010 - O Museu da Arte Islâmica do Cairo, o maior do mundo, é inaugurado após oito anos de restauro.
- Patrice Emery Trovoada, eleito primeiro-ministro nas eleições de 01 de agosto em São Tomé e Príncipe, toma posse juntamente com os 10 ministros e um secretário de estado.
- Morre, com 80 anos, a cantora e compositora de jazz Abbey Lincoln.
2013 - O vice-presidente egípcio Mohamed El Baradei, com a tutela das relações exteriores, apresenta a sua demissão, após os confrontos violentos registados no Egito. Quase 280 pessoas morrem e duas mil ficaram feridas em resultado dos confrontos na cidade do Cairo e noutras províncias egípcias depois da ação policial contra os acampamentos dos apoiantes do Presidente deposto Mohamed Morsi.
- O soldado norte-americano Bradley Manning faz um pedido de desculpas num tribunal militar por causa das suas revelações no 'Wikileaks', reconhecendo que "feriu" o seu país.
- O Governo aprova, em Conselho de Ministros, o novo regime jurídico do setor público empresarial, que prevê um visto prévio do IGCP para novo endividamento das empresas públicas e que cria uma unidade de acompanhamento.
2014 - O Tribunal Constitucional (TC) declara constitucional a norma que estabelece os cortes salariais no setor público nos anos de 2014 e 2015 e declara inconstitucionais reduções nos anos de 2016 a 2018.
O TC considera inconstitucionais duas normas do diploma que cria a contribuição de sustentabilidade, nomeadamente a que define o seu âmbito de aplicação e a sua fórmula de cálculo, por "violação do princípio da proteção de confiança" e decide ainda não analisar a nova fórmula de atualização anual de pensões, por considerar que existe falta de elementos no diploma.
- A Portugal Telecom admite não conseguir obter o pagamento dos quase 900 milhões de euros que a Rioforte deve à empresa e alerta que isso terá impacto significativo na "situação financeira e liquidez" da empresa.
2015 - O eurogrupo e o parlamento grego dão 'luz verde' ao terceiro resgate financeiro, no valor de até 86 mil milhões de euros até 2018. Tsipras fica debilitado ao perder o apoio de 47 deputados do Syriza.
2016 - O nadador norte-americano Michael Phelps conquista o seu 23.º título olímpico, terminando a carreira com a vitória dos Estados Unidos na final da estafeta de 4x100 metros estilos no Rio2016.
2017 - A China, principal parceiro e apoiante da economia norte-coreana, anuncia a suspensão das importações de ferro, chumbo e dos minérios destes dois metais e de produtos do mar da Coreia do Norte, aplicando as sanções decididas pela ONU.
- Morre, aos 90 anos, Huang Youliang, última sobrevivente do grupo de mulheres chinesas que denunciou o exército japonês por usá-las como escravas sexuais na invasão da China (1937-1945), durante a Segunda Guerra Mundial.
================.
Este é o ducentésimo vigésimo sexto dia do ano. Faltam 139 dias para o termo de 2018.Pensamento do dia: "A justiça requer que todos tenham que comer, mas também exige a participação de todos na produção". Elias Canetti (1905-94), escritor de origem búlgara, Nobel da Literatura.Lusa/Fim.
Comentários