De verão azul a Portugal tropical em menos de 24 horas
Maria da Graça Polaco
Esta segunda feira o verão está a ser caprichoso e até tem trovoada, chuva, vento forte para além de muito calor. Portugal passou em menos de 24 horas de um verão tórrido — que já veio tarde — para um "clima" sub-tropical.
Mais de 40 concelhos do sul e do interior estão em perigo máximo de incêndio rural, devido à trovoada, que se fez sentir na madrugada no sul e esta noite no centro e norte e que vai continuar por mais umas horas. Com ventos fortes, temperaturas altas e humidade reduzida, o alerta Delta da Proteção Civil justificou-se mais do que nunca, ou não tivesse o país má memória de fenómenos meteorológicos que culminaram em tragédia.
Mas nos próximos dias, uma massa de ar do deserto do Saara vai atravessar Portugal continental e poderá trazer dificuldades a pessoas com doenças crónicas ou problemas respiratórios.
A DGS já fez recomendações para que as pessoas mais vulneráveis, como as crianças e os idosos, serem protegidos do ar impuro que vai chegar do norte de África.
Hoje o dia foi assim. Para si que está a trabalhar ou a cumprir umas merecidas férias, deixamos uma certeza: amanhã não é um bom dia para lavar o carro.