Acordo mais próximo, mas não alcançado. Fumo branco esta semana na Ucrânia?
Há sinais, vindos dos Estados Unidos, que esta semana poderá ser importante para a concretização do plano de paz de Donald Trump para a Ucrânia?
Qual a notícia?
O secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, disse hoje que um acordo de paz entre a Rússia e a Ucrânia está mais próximo do que em qualquer outro momento.
Marco Rubio disse, durante um programa de domingo da televisão NBC, que um acordo de paz está “mais próximo do que em qualquer outro momento nos últimos três anos, mas ainda não foi alcançado”.
Em relação ao estado das negociações, Rubio disse que “tem motivos para ser otimista e também para se preocupar”.
“Se esta fosse uma guerra fácil de terminar, outra pessoa já a teria terminado há muito tempo”, enfatizou.
E há um deadline?
Talvez. De acordo comm Rubio, esta semana poderá haver fumo branco para a paz na Ucrânia.
"Acho que esta semana será crucial [...] teremos que decidir se queremos seguir a participar deste esforço ou se é hora de nos concentrarmos em outros assuntos igualmente importantes, ou inclusive mais importantes em alguns casos", concluiu.
Discurso norte-americano mudou?
Sim, ainda neste sábado o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, expressou dúvidas quanto à vontade do líder russo, Vladimir Putin, de acabar com a guerra na Ucrânia.
"Não havia nenhuma razão para que Putin disparasse mísseis nos últimos dias contra zonas civis, cidades e vilas", escreveu Trump na Truth Social.