"A Leiria Drone Race World Cup conta com a presença dos melhores pilotos de corridas de drones do mundo, que vêm de países como Coreia do Sul, Alemanha, Bélgica, Marrocos, França, Reino Unido, Espanha e Noruega, além dos portugueses", adiantou à agência Lusa o presidente do Caliz - Clube de Aeromodelismo do Lis, Filipe Bernardino, organizador do evento.

Esta é a terceira vez que o evento se realiza em Leiria e a "adesão tem vindo a aumentar".

"As inscrições estavam limitadas a 56 participantes e numa semana ficaram lotadas. Temos lista de espera para eventuais desistências, mas não se verificaram", revelou.

Filipe Bernardino afirmou que tem vindo a aperceber-se da "importância do evento a nível internacional" e o impacto da prova em Leiria, que "já é falada entre os pilotos estrangeiros".

A prova será transmitida em direto via internet, pois é "uma das mais importantes provas da modalidade".

Além das corridas de drones, que se iniciam no sábado a partir das 09:00, com velocidades superiores a 100km/h, estão previstas "demonstrações de como os drones podem ser usados no dia-a-dia, nomeadamente nos incêndios, na agricultura e em operações de busca e salvamento", assim como "palestras gratuitas", explicou Filipe Bernardino.

"Esperando que o tempo ajude, amanhã [sábado] à noite realiza-se uma corrida noturna, que terá um ótimo efeito visual, uma vez que o estádio estará todo às escuras, só com iluminação das luzes da pista", informou ainda o presidente do Caliz - Clube de Aeromodelismo do Lis.

Filipe Bernardino disse que o Caliz está "virado para as acrobacias de avião internacionais". Com o aparecimento dos drones como modalidade, o clube passou também a apostar neste desporto, há cerca de três anos.

A entrada para assistir à prova é gratuita.

Newsletter

As notí­cias não escolhem hora, mas o seu tempo é precioso. O SAPO 24 leva ao seu email a informação que realmente importa comentada pelos nossos cronistas.

Notificações

Porque as noticias não escolhem hora e o seu tempo é precioso.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.