Como te chamas e o que fazias antes de seres empreendedor?

Chamo-me José Duarte. Antes de ter entrado para a MitoDIETS estudei Bioquímica, trabalhei como webdesigner, criei um dos primeiros portais sobre bandas portuguesas na internet ainda nos anos 90, mais tarde fundei o meu próprio estúdio de gravação onde gravo e produzo música e vídeo, criei a minha própria netlabel chamada Cogwheel Records para promover alguns dos projetos musicais com que trabalhei. No fundo acho que sempre fui empreendedor e sempre tentei mudar o mundo funcionava à minha volta.

Como é que a tua startup vai mudar o mundo?

Nós desenvolvemos antioxidantes otimizados para serem direcionados e proteger as mitocôndrias contra o stress oxidativo. Agora explicar isto de forma a que toda a gente perceba: as mitocôndrias são as estruturas que produzem a energia que as nossas células precisam para trabalhar. É um trabalho extremamente importante mas também perigoso para elas próprias porque ao produzir essa energia as mitocôndrias ficam suscetíveis a danos provocados pela oxidação. É fácil de termos uma ideia visual do que são os danos provocados pela oxidação se por exemplo cortarmos uma maçã ao meio e a deixarmos exposta ao ar. Ela oxida, fica castanha e degrada. O mesmo acontece às nossas mitocôndrias embora de uma forma mais complexa.

Quando as mitocôndrias ficam sob este stress oxidativo elas entumescem, deixam de produzir energia e se não fizermos nada para as proteger acabam por rebentar e a célula morre. Esta sequência de eventos desempenha um papel preponderante nos processos normais de envelhecimento e numa série de distúrbios metabólicos nos seres vivos. Ao conseguirmos dirigir e acumular antioxidantes especificamente nas mitocôndrias conseguimos protegê-las desse stress oxidativo e isso permitir-nos-á usar esta tecnologia para tratar doenças como a doença do fígado gordo não alcoólico (NAFLD), a ALS (a doença que afeta o Steven Hawking), entre outras, bem como desenvolver ingredientes ativos para cosméticos que permitam retardar o envelhecimento da pele e mesmo suplementos que retardem os efeitos do envelhecimento em humanos e animais de companhia.

Já pagas o teu salário?

A MitoDIETS encontra-se numa fase inicial do seu desenvolvimento. Neste momento ainda estamos à procura do nosso seed round de financiamento. Isto permitir-nos-á fazer a prova de conceito necessária para depois angariarmos as fases seguintes de financiamento e aí sim poderemos começar a pagar os nossos próprios salários.

Quantas horas trabalhas por dia?

Na MitoDIETS? Não menos do que 4 horas por dia. Que adicionam às outras horas de trabalho que dedico aos meus outros projetos pessoais.

O que deixaste de fazer para ser um empreendedor com sucesso?
Deixei de me dedicar a alguns hobbies e talvez durma menos. A uma dada altura tenho noção que me terei que dedicar à MitoDIETS a 100%, mas nesta fase consigo ainda coordenar todas as minhas atividades. É uma questão de disciplina e sabermos organizar o nosso tempo.

O que passaste a fazer para ser um empreendedor de sucesso?

Eu só me vou considerar um empreendedor de sucesso quando vir a MItoDIETS com um EBIDTA positivo e a crescer. Até lá sou só mais uma pessoa a trabalhar para conseguir concretizar os seus planos de futuro.

Ter uma startup está na moda ou o mundo está mesmo a mudar?

O mundo está a mudar, o empreendedorismo é uma atitude. É o ires à luta para concretizar um projeto que tu achas que vai ter impacto em vez de estares à espera que alguém faça algo por ti. Ao fazeres isso aprendes imenso e partilhas a tua experiência com outras pessoas que também tem o mesmo entusiasmo. Essa partilha cria uma cultura de inovação, de ambição e da procura pela excelência e essa cultura acaba por dar origem a um ecossistema de startups que geram valor e que são uma força que dinamiza a economia não só a nível do nosso país, mas também ao nível mundial.

Se fosses patrão de uma grande empresa, o que dizias a ti próprio para te convencer a trabalhar nessa empresa em vez de uma startup?

Acho que seria muito complicado convencer-me a desistir de um projeto em que acredito em troco de um salário chorudo. Não há nada em termos de realização pessoal que chegue perto a desafiares-te a ti próprio e ires conseguindo vencer esses desafios.

Qual é o teu ídolo dos negócios ou da tecnologia?

Elon Musk. O trabalho que tem vindo a fazer com a Tesla Motors, SolarCity, e a SpaceX vão mudar o mundo como o conhecemos. Não só revolucionará os transportes pessoais tornando os carros elétricos uma realidade prática, como ajudará a acabar com a nossa dependência dos combustíveis fósseis e ajudar a espécie humana a ultrapassar os limites do nosso mundo e explorar outros planetas.

És vegan, fazes meditação ou apenas vês televisão e passeias o cão ao fim do dia?

Não sou vegan, não sei se o que faço se pode chamar de meditação, vejo TV como toda a gente, não tenho cão mas tenho dois gatos que só fazem tropelias e sou um apaixonado por música.

 Numa só frase, o que dirias - mesmo - num elevador para convencer alguém a investir na tua empresa?

A energia que precisas para que todas as tuas células do teu corpo funcionem é produzida por umas coisinhas chamadas mitocôndrias. Se as tuas mitocôndrias deixam de funcionar, tu deixas de funcionar e eu sei como garantir que elas se mantenham saudáveis por mais tempo.

Porque o seu tempo é precioso.

Subscreva a newsletter do SAPO 24.

Porque as notícias não escolhem hora.

Ative as notificações do SAPO 24.

Saiba sempre do que se fala.

Siga o SAPO 24 nas redes sociais. Use a #SAPO24 nas suas publicações.