O Portal da Queixa vai lançar uma nova plataforma descrita pelos promotores como "a primeira rede social de grande dimensão totalmente desenvolvida em Portugal que nasce com o objetivo de aproximar, ainda mais, os consumidores das marcas". O novo conceito é apresentado esta semana, por ocasião do Dia Mundial dos Direitos do Consumidor, assinalado a 15 de março. Replicar a nova plataforma para outros mercados europeus será o passo seguinte do Portal da Queixa.

O novo conceito de navegação - em ambiente de rede social -, terá como principal novidade a partilha da atividade em “feed”, permitindo a consulta das reclamações e de todas as ações que são desencadeadas no seu tratamento, tais como respostas, alterações de estado e avaliações de satisfação.

Para Pedro Lourenço, CEO & Founder do Portal da Queixa, esta etapa no percurso do Portal da Queixa representa “um enorme avanço tecnológico, na medida em que nos apresentamos ao mundo como a primeira rede social de grande dimensão totalmente desenvolvida em Portugal. As alterações introduzidas na plataforma pretendem facilitar a gestão das marcas às mais de 400 reclamações recebidas diariamente, com vista tornar mais ágil e acessível a relação dos consumidores com as marcas, nomeadamente, na resolução dos seus problemas de consumo.”

“Diariamente, há milhares de interações entre consumidores e marcas, com 98% dos consumidores a navegarem no Portal da Queixa para obterem informações sobre as marcas. Queremos potenciar cada vez mais esta comunicação, e o grande desafio da equipa de desenvolvimento é dar toda a informação que os utilizadores procuram no menor tempo possível. Para isso, também toda a User Experience (UX) foi reformulada para que o processo, desde que o consumidor entra na plataforma até à solução, seja mais rápido e intuitivo.”, explica Vitor Vilela, CTO do Portal da Queixa.

Segundo informação da plataforma, todos os meses mais de um milhão de consumidores portugueses visita o Portal da Queixa, mas apenas 2% efetua reclamações. Os restantes 98% pesquisam informações sobre as marcas, o que se traduz num dos pilares estratégicos do Portal da Queixa ao posicionar-se como um ponto de contacto privilegiado.

“Hoje, o Portal da Queixa representa um enorme desafio para as marcas mostrarem a sua qualidade, tendo em conta que são os consumidores que colocam à prova a sua capacidade de adaptação aos novos tempos, onde a tecnologia empoderou os consumidores através da partilha de experiências de consumo. Nesse sentido, o nosso posicionamento foi sempre na criação de oportunidades iguais tanto para os consumidores como para as marcas, com vista ao alcance da resolução, para que esta possa ser o conteúdo de partilha e ganho de reputação positiva”, afirma Pedro Lourenço.

A plataforma reúne mais de 350 mil utilizadores registados e tem como objetivo atingir um milhão de consumidores registados até ao final de 2020, após a sua internacionalização para o mercado espanhol que irá acontecer ainda este ano.

Pedro Lourenço revela que: “Depois de o Portal da Queixa consolidar o seu posicionamento no mercado nacional como um case study, o principal objetivo é replicar a nova plataforma para os mercados europeus, materializando um projeto global com origem totalmente portuguesa.”


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