Canal de YouTube transforma fotografias históricas dos três pastorinhos em imagens com movimento, numa tentativa de criar um “portal sensorial para o passado”.
A IA tem lugar guardado em quase todos os programas eleitorais dos partidos. Há medidas para regular, aplicar ou estudar a inteligência artificial – da administração pública à saúde, educação ou ambiente.
A Tekever junta-se ao clube dos unicórnios com drones que já foram usados na Ucrânia. O setor da defesa, segurança e resiliência atraiu mais de 5 mil milhões de dólares em investimento em 2024.
O corte de energia na Península Ibérica afetou em força setores como a restauração e a indústria. Ainda assim, as startups de base tecnológica mantiveram operações devido às infraestruturas na “cloud”.
Podem as máquinas pensar? O teste criado por Alan Turing em 1950 propõe uma resposta simples: uma máquina pode ser considerada inteligente quando consegue fazer-se passar por humana numa conversa.
A falha histórica que deixou a Península Ibérica às escuras expôs a complexidade do sistema elétrico. Para o reerguer, foi preciso fazer um “black start”, o processo que permite reiniciar a rede elétrica a partir do zero.
A ideia é oferecer soluções de M&A a empresas de todas as dimensões, combinando a especialização da DFK em médias e grandes empresas com o foco da Matoaka em micro e pequenos negócios.
O banco português especializado em gestão de património e banca de investimento registou ainda um crescimento de 42% no produto bancário, para 12,1 milhões de euros.
Software de áudio desenvolvido em Leiria contribui para o ambiente sonoro do filme baseado no videojogo mais vendido de sempre. Tecnologia já foi utilizada em produções como “Oppenheimer” e “Star Wars”.
O E-Commerce Connect reuniu 130 lojas online e 50 soluções tecnológicas num evento que privilegia o contacto direto entre compradores e vendedores. Um modelo que já vai na oitava edição e redefine como se fazem negócios no digital.
O país já conta com mais de 30 centros de dados, maioritariamente em Lisboa e Porto, e poderá captar até 10 mil milhões de euros de investimento no setor até 2030, segundo a AICEP.
Tecnologia, automóveis, moda e jogos. As novas taxas alfandegárias dos EUA provocaram a maior turbulência nos mercados desde a pandemia, forçando empresas de diversos setores a alterar os seus planos estratégicos.
O projeto representa um investimento de 8 milhões de euros, junta 38 parceiros de 12 Estados-Membros da União Europeia e vai impactar mais de 3 milhões de pessoas.
A conferência inclui sessões sobre o futuro da tecnologia, estratégias para escalar startups e liderança em contexto da disseminação da IA. O evento quer reforçar região do Norte de Portugal como hub de inovação e investimento.
A startup de cibersegurança recusou uma oferta inicial de 23 mil milhões em 2024, mas acabou por ceder à proposta revista. Acordo que representa 30 vezes a receita anual prevista inclui uma “cláusula de rescisão” de 3,2 mil milhões caso os reguladores bloqueiem o negócio.
Portugal está a atrair mais estúdios e investimento na área dos videojogos. Mas ainda sem um grande título de sucesso global, o país enfrenta desafios para se afirmar como um verdadeiro polo da indústria.
A Meight desenvolveu uma plataforma que otimiza operações de transporte através de Inteligência Artificial. Com origem nos desportos motorizados, a startup que já opera em cinco países quer digitalizar o setor e aumentar a eficiência.
A Foundever, empresa sede nos EUA, mas com escritórios em Lisboa e no Porto, criou um laboratório de inteligência artificial para desenvolver soluções que automatizam interações e apoiam os agentes, garantindo um equilíbrio entre a tecnologia e o atendimento humano.
Desenvolvido por um jovem português e vendido na dark web, o WormGPT é um chatbot que foi usado para fraudes, phishing e criação de malware. O problema é que não é o único modelo deste tipo em circulação.
Investigadores estão a utilizar Inteligência Artificial para prever sismos com dias de antecedência. Uma equipa da Universidade do Texas conseguiu prever 70% dos abalos na China, uma semana antes de ocorrerem.
O AI Action Summit reuniu em Paris líderes mundiais e gigantes da tecnologia para discutir o futuro da inteligência artificial. Regulamentação, inovação e tensões geopolíticas dominaram a agenda.
A China abalou o domínio dos EUA com um modelo de inteligência artificial low-cost da DeepSeek, enquanto Bruxelas prepara um novo plano de 800 mil milhões de euros para não ficar para trás na revolução tecnológica.
Da criação de vídeos com avatares realistas até à verificação da identidade humana no mundo digital, passando pelos algoritmos que eliminam preconceitos no recrutamento, o último episódio de ‘Beyond The Summit’ revela como três startups estão a desenvolver tecnologias para lidar com os desafios da I