"A rede de 'wifi' (rede de internet sem fios) da Portugal Telecom no Meo Arena funcionou esta noite como o demonstrou no palco Paddy Cosgrave. Infelizmente, houve um problema técnico com o seu telemóvel quando tentou pela primeira vez fazer a ligação no palco", explicou a organização da 'Web Summit', numa declaração enviada à Lusa, depois do arranque do evento.

Na sessão de abertura da 'Web Summit', Cosgrave afirmou que cerca de 3.000 pessoas ficaram à porta do Meo Arena por terem chegado demasiado tarde e, por isso, pediu às 15 mil pessoas presentes no recinto que ajudassem na transmissão do evento por telemóvel.

Cosgrave tentou exemplificar um tutorial sobre o 'live streaming' na rede social Facebook, mas o seu telemóvel não respondeu à velocidade exigida num evento de tecnologia, como provou a imagem do equipamento projetada em dois ecrãs gigantes do palco central.

"Vamos tentar mais tarde", disse Cosgrave, enquanto mensagens e contactos seus pessoais apareciam perante milhares de pessoas.

E assim foi, o "patrão" da 'Web Summit' numa nova subida ao palco voltou a tentar, sendo desta vez bem sucedido e pedindo um aplauso para a operadora de telecomunicações Portugal Telecom, responsável pela infraestrutura de 'wifi' do Meo arena, explicando que tinha estado ligado a uma outra rede móvel, que não esta.

"Quero agradecer à Portugal Telecom, peço um forte aplauso. Obrigada Portugal Telecom por fazer funcionar o 'wifi'", afirmou, acrescentando: "desejo melhor sorte para a Vodafone na próxima vez", desvendando assim o nome da operadora.

Em declarações à agência Lusa, fonte oficial da Portugal Telecom também afirmou que "a questão foi alheia à PT" e que "a primeira tentativa de ligação foi feita através de uma rede móvel de outro operador que não o Meo".

"Na segunda tentativa ligando-se a rede de 'wifi' implementada no Meo Arena, o acesso feito foi bem sucedido, tendo conseguido navegar normalmente", disse a mesma fonte.