O Governo quer introduzir uma contribuição de 4 cêntimos sobre os sacos de plástico leves e muito leves em 2024, segundo a proposta de Orçamento do Estado (OE) hoje entregue na Assembleia da República.
O BE considerou hoje que a proposta orçamental do Governo não responde às necessidades do país nem às dificuldades dos portugueses, acusando o Governo de insistir "em premiar a especulação" na habitação e nos "bloqueios" nos serviços públicos.
O PSD saudou hoje que o Governo vá reduzir o IRS no próximo ano, considerando que "vem a reboque" das propostas sociais-democratas, mas lamentou que não o faça já este ano, e alertou que a carga fiscal irá aumentar.
A Iniciativa Liberal considerou hoje que a carga fiscal vai subir em 2024 com um "enorme aumento dos impostos indiretos", acusando o ministro das Finanças, Fernando Medina, de mentir sobre esta matéria.
O presidente do Chega considerou hoje que a proposta de Orçamento do Estado para 2024 do Governo "tem remendos" e "algum eleitoralismo", alegando que há vários anúncios que não são correctos.
O PCP vai votar contra o Orçamento do Estado para o próximo ano e apresentar propostas de alteração, por considerar que a proposta do Governo vai "piorar a vida" dos portugueses e empurrá-los para o empobrecimento.
O Governo quer adaptar o programa de Apoio à Renda para poder subsidiar os professores colocados em escolas a mais de 70 quilómetros de casa, segundo a proposta de Orçamento do Estado para 2024.
A isenção de IVA do cabaz de 46 géneros alimentares não vai ser renovada em 2024, estando prevista uma compensação de valor equivalente no reforço das prestações sociais das famílias mais vulneráveis.
A bolsa de Lisboa terminou hoje a sessão em alta, com o índice PSI a registar uma valorização de 1,91% para 6.056,96 pontos, em linha com as principais bolsas europeias.
O número de mortos israelitas na sequência da ofensiva surpresa do grupo islâmico palestiniano Hamas, iniciada no passado fim de semana, ultrapassou os 1.000, indicou hoje um oficial militar israelita.
A cimeira aeronáutica Portugal Air Summit regressa em novembro ao Aeródromo Municipal de Ponte de Sor, Portalegre, com uma configuração de "lançamento e preparação" do formato internacional a desenvolver a partir de 2024, foi hoje divulgado.
O Fundo Monetário Internacional (FMI) reviu em alta, de um ponto, as suas previsões sobre o crescimento da economia do Brasil este ano, para 3,1%, devido ao impulso da agricultura e dos serviços registado no primeiro semestre.
O ministro das Finanças disse hoje que a "esmagadora maioria" das receitas obtidas com a privatização da TAP serão para abater a dívida pública, conforme determina a lei.
Redação, 10 out 2023 (Lusa)- O presidente da UEFA elogiou hoje a "dedicação, trabalho árduo e empenho" das federações anfitriãs dos próximos Europeus de futebol, após a ratificação das ilhas britânicas como organizadoras do Euro2028 e da Itália e Turquia do Euro2032.
O Presidente da República da Guiné-Bissau, Umaro Sissoco Embaló, vai realizar uma visita de Estado a Portugal entre 23 e 25 de outubro, anunciou hoje o chefe de Estado.
O treinador português Paulo Sousa foi hoje despedido da Salernitana, após um início de temporada sem qualquer triunfo, anunciou hoje a equipa da Liga italiana de futebol.
O uruguaio Diego Alonso é o novo treinador do Sevilha, tendo assinado um contrato até final da temporada, anunciou hoje o clube da Liga espanhola de futebol no site oficial.
O Governo estima gastar, no próximo ano, 200 milhões de euros com a bonificação dos juros do crédito à habitação, segundo o relatório que acompanha a proposta de Orçamento do Estado para 2024 (OE2024).
O ministro das Finanças, Fernando Medina, afirmou hoje que o aumento médio das pensões no próximo ano será de 6,2%, a maior subida de sempre desde a criação da atual fórmula de atualização das pensões.
O Estado gastou 18,2 dos 20 milhões de euros previstos para a organização da Jornada Mundial da Juventude, revelou hoje a ministra Adjunta e dos Assuntos Parlamentares, ressalvando que não estão incluídas as despesas indiretas dos ministérios.
O Governo quer aumentar as verbas destinadas ao ensino básico e secundário no próximo ano em cerca de 393,9 milhões de euros, segundo a proposta de Orçamento do Estado que prevê uma despesa total consolidada de cerca de 7.320 milhões.
O Brasil espera uma colheita recorde de 318,1 milhões de toneladas de grãos e cereais este ano, 20,9% superior a 2022 (263,2 milhões de toneladas), segundo projeções divulgadas hoje pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
O ministro das Finanças disse hoje que o Orçamento do Estado para o próximo ano prossegue o ano de 2023 com resultados económicos que superaram as expetativas, mas também marcado pela subida da inflação e das taxas de juro.