Um estudo, hoje publicado na revista Science Advances, refere que o satélite natural da Terra se formou nos primeiros 60 milhões de anos após o nascimento do Sistema Solar.

Estimativas científicas anteriores davam conta de que a Lua se tinha formado nos primeiros 100 a 200 milhões de anos de vida do Sistema Solar, há quase 4,6 mil milhões de anos.

Na sua análise, os cientistas aplicaram o método de datação por urânio-chumbo a fragmentos do mineral zircónio extraído de amostras de solo lunar recolhidas pela Apollo 14, a terceira missão tripulada que aterrou na Lua, e que foi conduzida pela agência espacial norte-americana NASA.

Os pedaços de zircónio estudados eram minúsculos, do tamanho de um grão de areia.

"O tamanho não interessa, [os fragmentos] registam informação incrível", assinalou, citada pela agência noticiosa AP, a autora principal da investigação, Melanie Barboni, da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos.

Melanie Barboni realçou que a Lua é a chave para compreender como a Terra se formou.

Newsletter

As notí­cias não escolhem hora, mas o seu tempo é precioso. O SAPO 24 leva ao seu email a informação que realmente importa comentada pelos nossos cronistas.

Notificações

Porque as noticias não escolhem hora e o seu tempo é precioso.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.