O momento insólito ocorreu numa altura em que se registam protestos de milhares de pessoas a exigir a saída do Presidente Alexander Lukashenko, reeleito a 9 de agosto, mas que enfrenta há semanas forte contestação.

Quando Lukashenko pousou no Palácio da Independência, em Minsk, os manifestantes estavam reunidos numa praça próxima.

O vídeo foi divulgado na aplicação de mensagens Telegram e num canal que a comunicação social identificou como sendo próximo do serviço de imprensa de Lukashenko.

Os manifestantes dizem que os resultados oficiais das eleições presidenciais de 09 de agosto, que deram a Lukashenko o sexto mandato, com 80% dos votos contra 10% da candidata da oposição Svetlana Tikhanovskaia, são fraudulentos.

Segundo a agência Associated Press (AP), mais de 100 mil manifestantes reuniram-se hoje numa vasta praça de Minsk e depois marcharam pela cidade.

A agência France Presse (AFP) descreve que, munidos de bandeiras brancas e vermelhas, as cores do protesto, os manifestantes reuniram-se na Praça da Independência e nas ruas circundantes, entoando slogans como “liberdade!”.

Órgãos de comunicação social ligados à oposição, que também têm feito relatos sobre manifestações semelhantes em outras cidades da Bielorrússia, falam em “mais de 100.000 manifestantes na capital bielorrussa”, num protesto que ocorre pelo segundo domingo consecutivo.