Segundo o presidente daquele concelho do distrito do Porto, as metas inserem-se no projeto de combate ao insucesso escolar "MAIS VAL - Melhores Aprendizagens, Inovação e Sucesso em Valongo", em curso há já alguns anos no município.

Tendo como base as percentagens de 2014/15 entre os 2.º e 6.º anos do Ensino Básico, em que as taxas de retenção ou desistência oscilaram entre os 7,2% (2.º ano) e os 9,5% (6.º ano), a autarquia liderada pelo socialista José Manuel Ribeiro quer essas percentagens reduzidas em 26%, para entre os 5,3% e 7,0%.

No final do ano letivo 2019/20 a câmara tem ainda como objetivo reduzir em 12% nos 5.º e 6.º anos a percentagem de alunos/as com pelo menos uma negativa.

No ano letivo 2014/15, no 5.º ano esta foi de 29,0% e no 6.º de 37,1%, pretendendo a autarquia encolhê-la para os 25,5% e 32,6%, respetivamente.

Tendo como meta "promover a melhoria do sucesso educativo dos alunos, reduzindo as saídas precoces do sistema educativo, combatendo o insucesso escolar e reforçando as medidas que promovem a equidade no acesso à educação básica e secundária", o projeto MAIS VAL quer "identificar de forma precoce as dificuldades na aprendizagem da leitura" no concelho, disse o autarca.

"Ao mesmo tempo, queremos disponibilizar aos docentes e aos pais um conjunto de materiais e de atividades de avaliação", acrescentou José Manuel Ribeiro de um "investimento em educação no concelho de mais de 600 mil euros", sendo que "cerca de meio milhão financiados pelo Fundo Social Europeu".

Neste esforço para captar mais a atenção dos alunos para a leitura, a câmara entrega na quinta-feira 621 livros e 180 equipamentos informáticos - tablets - aos seis agrupamentos de escolas do concelho.

Porque o seu tempo é precioso.

Subscreva a newsletter do SAPO 24.

Porque as notícias não escolhem hora.

Ative as notificações do SAPO 24.

Saiba sempre do que se fala.

Siga o SAPO 24 nas redes sociais. Use a #SAPO24 nas suas publicações.