“Consideramos estar agora em condições de, pela primeira vez desde fevereiro de 2015, permitir o atendimento, a título experimental, no domínio dos cartões do cidadão e dos passaportes, de pessoas sem estatuto legal prioritário”, referiu, numa nota enviada à Lusa.
No entanto, lembrou que “a marcação prévia de atendimento pela plataforma (www.cgportugal.org)” continua a ser “recomendada e prioritária”, com dois terços das vagas para esta modalidade.
O Consulado Geral indicou ainda que “entre fevereiro de 2023 e julho de 2024, foram atendidos 55 mil utentes pela secção de cartões do cidadão e passaportes, o que permitiu dar resposta à inédita procura acumulada durante o período da pandemia e reduzir significativamente o número diário de utentes que, desde agosto, procuram os serviços”.
Em agosto, os serviços consulares lançaram o atendimento prioritário sem marcação, também a título experimental, para pessoas com deficiência ou incapacidade, idosos, grávidas e pessoas acompanhadas de crianças de colo, com 16 vagas diárias para emissão e renovação de cartões do cidadão e passaportes.
“Nestes quase dois meses, em nenhum dia foi atingido o limite estabelecido”, com “dois atendimentos de pessoas com estatuto prioritário por dia, pelo que não se considera necessário aguardar mais um mês para dar por concluída esta fase experimental”, assinalou.
Comentários