Acompanhe toda a atualidade informativa em 24noticias.sapo.pt
Segundo a Associated Press (AP) este projeto pode ser o modelo inicial base para o que seriam provavelmente extensas negociações entre os membros do conselho com 15 membros e outros parceiros internacionais.
As fontes, que falaram sob condição de anonimato devido à sensibilidade da situação, disseram que o projeto está a ser discutido e alterado com base nessas discussões.
Países árabes e outros que manifestaram interesse em participar na força de estabilização indicaram que o apoio da ONU ao plano é necessário para os convencer a contribuir com tropas.
Um dos responsáveis disse que o documento ainda não tinha sido formalmente distribuído aos outros membros do Conselho de Segurança da ONU e tinha sido preparado como ponto de partida para encontrar um consenso que possibilitasse à força de estabilização e aos países participantes um mandato internacional.
A China e a Rússia, dois dos membros permanentes do conselho, ainda não tinham visto o documento até hoje e, provavelmente, serão a maior oposição aos EUA na tentativa de aprovar uma resolução, sem que qualquer um desses países a vete.
O projeto de resolução pede que a força assegure "o processo de desmilitarização da Faixa de Gaza" e "o desarmamento permanente de armas de grupos armados não estatais".
__
A sua newsletter de sempre, agora ainda mais útil
Com o lançamento da nova marca de informação 24notícias, estamos a mudar a plataforma de newsletters, aproveitando para reforçar a informação que os leitores mais valorizam: a que lhes é útil, ajuda a tomar decisões e a entender o mundo.
Assine a nova newsletter do 24notícias aqui.
Comentários