Além do condutor da viatura, a PSP intercetou ainda o ocupante, acrescentou a fonte.

Segundo o Jornal de Notícias (JN) o caso deu-se por volta das 10h00 quando os guardas prisionais se aperceberam de uma viatura que seguia a alta velocidade, na A28, a deslocar-se em direção à carrinha celular, tentando abalroá-la.

Os dois suspeitos condutores da carrinha são familiares do detido.

Em comunicado, a PSP explicou que pelas 10:00 a carrinha celular que transportava o preso da prisão de Custóias, onde estava em prisão preventiva, para o Tribunal de Matosinhos, onde ia ser presente a audiência de julgamento, sofreu uma tentativa de abalroamento por parte de uma viatura na Autoestrada 28 (A28).

“Esta tentativa de abalroamento continuou por centenas de metros, tendo os elementos do Corpo da Guarda Prisional solicitado apoio à PSP”, referiu.

Estes homens foram intercetados na Avenida do Comércio de Leixões, em Matosinhos, no distrito do Porto, especificou.

Os agentes policiais imobilizaram a viatura na Rua de Sendim, em Matosinhos, e detiveram dois homens, familiares do arguido que estava a ser transportado, por suspeitas do crime de tirada de presos.

Os detidos, de 18 e 33 anos, vão agora ser presentes pela PSP à autoridade judiciária competente, sublinhou.

Devido a este episódio, as medidas de segurança da audiência de julgamento do homem, que seguia na carrinha celular, foram reforçadas, acrescentou.

A PSP adiantou ainda que o homem, que estava em prisão preventiva, foi condenado a uma pena de prisão efetiva, sem especificar por quantos anos, nem pela prática de que crime.

*Com Lusa

(artigo atualizado às 14h28)