Acompanhe toda a atualidade informativa em 24noticias.sapo.pt

Ao longo do período da operação, os militares da GNR desenvolveram diversas ações direcionadas sobretudo a pessoas em situação de maior vulnerabilidade, alertando-as para a adoção de medidas de autoproteção e para formas de prevenir crimes como violência, burlas e furtos. No total, foram abrangidos 35 143 idosos através de ações porta-a-porta e sessões informativas.

A GNR assinala que esta iniciativa tem vindo a ser realizada desde 2011, ano em que arrancou pela primeira vez, permitindo atualizar regularmente a sinalização geográfica de idosos que vivem sozinhos ou isolados. Este acompanhamento, sublinha a corporação, reforça a confiança e a empatia entre os cidadãos mais velhos e os militares, contribuindo para aumentar o sentimento de segurança.

Na edição deste ano, foram identificados 43 074 idosos que vivem sozinhos, isolados ou em situação de vulnerabilidade física, psicológica ou outra que possa comprometer a sua segurança.

A GNR garante que irá manter o acompanhamento destas pessoas através de visitas regulares, ações de sensibilização e avaliações de segurança, em articulação com entidades locais, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida da população idosa, especialmente a mais vulnerável.

___

A sua newsletter de sempre, agora ainda mais útil

Com o lançamento da nova marca de informação 24notícias, estamos a mudar a plataforma de newsletters, aproveitando para reforçar a informação que os leitores mais valorizam: a que lhes é útil, ajuda a tomar decisões e a entender o mundo.

Assine a nova newsletter do 24notícias aqui.