Assim, estavam programados, no total, 557 comboios, tendo sido realizados 491 e suprimidos 66.

No que diz respeito às composições de longo curso estavam programados 31 e foram realizados 19 comboios, sendo que, no serviço regional, de um total de 145, circularam 118.

Nos urbanos de Lisboa foram programados e realizados 272, com zero supressões, enquanto no Porto dos 109 comboios programados foram realizados 82.

Numa nota publicada no seu ‘site’, a CP alertou para perturbações na circulação a partir de hoje e até ao dia 21 de fevereiro.

“Por motivo de greves, convocadas pelos Sindicato Nacional dos Maquinistas dos Caminhos de Ferro Portugueses (SMAQ), Sindicato Nacional dos Trabalhadores do Setor Ferroviário (SNTSF) e Sindicato Ferroviário da Revisão Comercial Itinerante (SFRCI), ocorrerão fortes perturbações na circulação de comboios, a nível nacional, no período entre as 00:00 do dia 08 de fevereiro de 2023 e as 24:00 do dia 21 de fevereiro de 2023”.

A operadora recordou que “não foram decretados serviços mínimos para este período de greves”.

Na segunda-feira, CP informou que o Tribunal Arbitral não decretou serviços mínimos para as greves e que alargou as previsões de "fortes perturbações" na circulação até 21 de fevereiro.

A CP garantiu ainda que “aos clientes que já tenham bilhetes adquiridos para viajar em comboios dos serviços Alfa Pendular, Intercidades, Internacional, InterRegional e Regional será permitido o reembolso, no valor total do bilhete adquirido, ou a sua revalidação gratuita para outro comboio da mesma categoria e na mesma classe”.

Este reembolso “pode ser solicitado nas bilheteiras e em cp.pt através do preenchimento do formulário ‘online’, com o envio da digitalização do original do bilhete e indicação de Nome, Morada postal, IBAN e NIF, até dez dias após terminada a greve”, sendo que a “revalidação gratuita pode ser feita nas bilheteiras e em myCP na área 'Os seus bilhetes' (para bilhetes adquiridos na bilheteira 'online' e App CP) até aos 30 minutos que antecedem a partida do comboio da estação de origem do cliente”.