As informações veiculadas inicialmente davam conta que um grupo de quatro escuteiros tinha sido dado como desaparecido neste domingo de manhã, na Serra da Arrábida, em Azeitão.

No entanto, uma fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Setúbal confirmou ao SAPO24 que não foi levantada uma situação de alerta e que os escuteiros em causa "não estiveram desaparecidos e não estavam em perigo".

A mesma fonte revelou que o que motivou a ida de duas equipas de bombeiros para a Serra da Arrábida, uma de voluntários e outra dos Sapadores de Setúbal, foi o pedido de auxílio de um dos elementos dos escuteiros, que sofre de epilepsia e que " não se estava a sentir bem", tendo o grupo "alguma dificuldade em sair da zona onde estava". Foi enviada uma ambulância para avaliar o elemento em causa.

O elemento do CDOS clarificou ainda que as equipas encontraram os escuteiros com rapidez pois estes "estavam georeferenciados". "O Comando Distrital costuma ter conhecimento destas actividades que os escuteiros fazem com alguma regularidade aqui na Serra da Arrábida, nós temos contactos dos elementos que lá estão", indicou.

A operação envolveu 13 operacionais, apoiados por quatro viaturas.