De acordo com o comandante Paulo Santos, oficial de operações da Autoridade Nacional de Proteção Civil, este domingo foi de “muita atividade”, mas as situações foram todas resolvidas ou estavam em resolução.
Até às 22:00, disse o responsável à Lusa, registaram-se 111 incêndios, dos quais 29 em povoamentos florestais, 63 em matos e 19 agrícolas.
Paulo Santos considerou que foi “um dia de sucesso”, porque o ataque inicial aos fogos correu bem e o ataque ampliado também.
Questionado pela Lusa, o responsável disse que o incêndio que lavrou em Braga foi dos que deram mais trabalho, por as chamas estarem relativamente perto das populações, e disse que o incêndio que esta noite deflagrou no concelho de Loures, em Lisboa, foi em mato e de pouca expressão, estando já dominado.
A Proteção Civil coloca esta noite na sua página na Internet como incêndio mais importante um em Paredes de Coura, já em resolução, a ser combatido por 63 operacionais, com 20 viaturas.
De todos os incêndios na página o que está a ser combatido por mais operacionais é o que decorre em Braga, 120, mas também em fase de conclusão. O incêndio de Albergaria-a-Velha, distrito de Aveiro, é combatido por 118 operacionais e está fase de resolução.
Comentários