Esta informação consta de uma nota hoje publicada no portal da Presidência da República na Internet.
O prémio Fernández Latorre, criado em memória do fundador do jornal A Voz da Galiza foi atribuído ao chefe de Estado português, na sua 60.ª edição, em julho.
Segundo o jornal, a distinção de Marcelo Rebelo de Sousa foi decidida por unanimidade do Conselho de Curadores do galardão, que tem um valor de 10 mil euros, "em reconhecimento do seu contributo para a promoção das relações bilaterais entre a Espanha e Portugal".
Na sua decisão, o júri considerou que personalidades como o Presidente da República fizeram com que as relações transfronteiriças entre Espanha e Portugal sejam agora "um modelo de coesão" para a União Europeia.
O chefe de Estado português é descrito como "um incansável promotor" das relações bilaterais ibéricas, desde os seus tempos de comentador televisivo.
O Presidente da República deslocou-se a Madrid numa curta visita oficial logo oito dias após ter tomado posse, em março de 2016.
Em abril deste ano, realizou uma visita de Estado de três dias a Espanha, durante a qual esteve em Madrid e em Salamanca, com o rei Felipe VI.
Comentários