O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê para hoje nebulosidade matinal no litoral Norte e Centro, instabilidade durante a tarde, em especial no interior, e uma descida de temperatura no litoral.

As temperaturas máximas vão chegar aos 35º (Santarém) e as mínimas descem até aos 13º (Braga).

Nos Açores, o IPMA prevê períodos de céu muito nublado, mas com abertas, e aguaceiros em todo o arquipélago. As temperaturas vão variar entre os 21º e os 27º (Ponta Delgada e Angra do Heroísmo).

Para a Região Autónoma da Madeira está previsto céu geralmente pouco nublado, apresentando períodos de maior nebulosidade nas vertentes norte, com possibilidade de ocorrência de aguaceiros fracos, e na ilha de Porto Santo, com os termómetros a subirem até aos 29º no Funchal e aos 26º em Porto Santo. As mínimas não descem abaixo dos 22º.

Marvão é o único concelho em risco máximo de incêndio

O concelho de Marvão, no distrito de Portalegre, é hoje o único município em risco máximo de incêndio, de acordo com o Instituto.

O IPMA colocou também mais de 90 concelhos dos distritos de Viana do Castelo, Vila Real, Bragança, Porto, Aveiro, Coimbra, Viseu, Guarda, Castelo Branco, Portalegre, Santarémem, Lisboa, Beja e Faro em risco muito elevado.

Portugal continental e a Madeira em risco elevado de exposição UV

Todo o território de Portugal continental e a Região Autónoma da Madeira estão hoje em risco elevado de exposição à radiação ultravioleta (UV), segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfer.

Para as regiões com risco muito elevado e elevado, o IPMA recomenda a utilização de óculos de sol com filtro UV, chapéu, ‘t-shirt’, guarda-sol, protetor solar e evitar a exposição das crianças ao Sol.