A medida começará a ser aplicada durante este ano e integra-se num leque de iniciativas que estão a ser desenvolvidas no sentido de reforçar a digitalização da CGA e a sua proximidade aos beneficiários, segundo precisou Maria João Carioca, na sessão de apresentação do simulador de pensões da CGA que está disponível a partir de hoje no 'site' da CGA Directa.

Ao longo deste ano, a CGA irá ainda avançar com notificações por SMS sobre os exames médicos o que "permitirá acelerar e poupar o tempo no processo de chegar aos utentes" e, desta forma, reduzir os tempos de espera das juntas médicas, que Maria João Carioca assume serem "um ponto crítico".

Os meios eletrónicos (SMS e e-mail) vão também passar a ser usados para contactar os funcionários públicos que já avançaram com um pedido de aposentação e servirão para acelerar a sua intervenção caso seja necessário um pedido de informação adicional.

Neste caminho para a digitalização, que passará também pela adesão à chave móvel digital, a CGA pretende passar a fazer a contagem prévia do tempo de serviço e acelerar a resposta ao pedido de aposentação quando este for formulado.

O objetivo de todas estas medidas é reduzir para metade o tempo de resposta a um pedido de reforma, referiu aquela responsável (que é também administradora da CGD), sem adiantar qual é o tempo médio atual.

A CGA vai ainda passar a informar os serviços e organismos públicos sobre os pedidos de aposentação dos seus funcionários e do andamento do processo.

O simulador de pensões integra-se nesta digitalização da CGA sendo que, para poderem utilizá-lo, os beneficiários terão primeiro de se registar na CGA Directa e esperar pela chegada de uma 'password' de acesso que lhes será enviada pelo correio para a morada que consta nos registos da Caixa Geral de Aposentações e que deve estar atualizada.

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