Numa nota publicada hoje no portal da internet da Presidência da República lê-se que “o Presidente da República apresenta as suas respeitosas condolências à família de Joaquim Pina Moura, lutador pela liberdade e político relevante, que exerceu funções governativas determinantes nos governos do primeiro-ministro António Guterres”.
O ex-ministro da Economia e das Finanças Joaquim Pina Moura morreu na quinta-feira em casa, em Lisboa, aos 67 anos, devido a doença neurodegenerativa, disse à agência Lusa o filho, o fotojornalista João Pina.
Natural de Loriga, Seia (distrito da Guarda), Pina Moura frequentou o curso de Engenharia Mecânica na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto e foi dirigente da Associação de Estudantes entre 1972 e 1974.
Licenciado em Economia, obteve uma pós-graduação em Economia Monetária e Financeira pelo Instituto Superior de Economia e Gestão, onde foi assistente.
Foi membro do Partido Comunista Português entre 1972 e 1991, tendo aderido ao Partido Socialista em setembro de 1995.
Joaquim Pina Moura exerceu o cargo de secretário de Estado adjunto do primeiro-ministro António Guterres até 1997, ano em foi nomeado ministro da Economia do XIII Governo Constitucional.
Em 1999, foi nomeado ministro das Finanças e da Economia do XIV Governo Constitucional, também liderado por António Guterres.
Pina Moura foi ainda administrador da Galp e presidente da Iberdrola Portugal.
Comentários