A informação disponibilizada pela autarquia liderada pelo independente Rui Moreira acrescenta que a estratégia delineada pela empresa municipal Porto Ambiente conjugou “o reforço dos meios envolvidos na recolha de resíduos da cidade” com uma “campanha de sensibilização e alerta para a correta separação e deposição dos resíduos resultantes das caixas e embrulhos típicos desta quadra natalícia”, facto que “permitiu atingir estes resultados”.
Para esse efeito, a câmara divulgou que houve recolha todos os dias entre 22 e 26 de dezembro.
No dia 22, “excecionalmente por ser domingo, saíram todos os circuitos de seletiva com o objetivo de reforçar a recolha de papel” e, na segunda-feira, ”foram reforçados os circuitos de seletiva com o objetivo de recolher embalagens”.
Na véspera de Natal, continua a autarquia, “foi antecipada a recolha noturna para a manhã e tarde, reforçando a recolha de papel e cartão”, enquanto no dia seguinte o início da recolha deu-se “pelas 06:00, com enfoque preferencial nas zonas residenciais e com reforço para papel e cartão”.
No dia 26 houve um “reforço da recolha de embalagens” a fim de “dar mais capacidade de receção nos ecopontos que, por sua vez, foi correspondido pela população”.
Segundo os dados contabilizados pela empresa municipal que faz a gestão de resíduos urbanos e a limpeza do espaço público, estes “números são expressão da resposta massiva dos portuenses ao apelo para que participassem e contribuíssem para esta campanha, através da correta separação dos seus resíduos para que estes pudessem ser encaminhados para reciclagem”.
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