
"Perante o evento absolutamente excecional com origem externa, que se verificou ontem às 11h33, e que levou ao blackout de Portugal e Espanha, a REN, um pouco antes das 23h30, já tinha reposto o funcionamento de todas as subestações da Rede Nacional de Transporte (RNT)". É o que se pode ler no comunicado enviado pela REN esta manhã, depois de uma noite de retoma do fornecimento em todo o país.
"A REN, em estreita colaboração com os operadores nacionais e internacionais, conseguiu repor a RNT antes do fim do dia de ontem, estando a rede perfeitamente estabilizada".
Numa informação enviada à agência Lusa pelas 7h45, também a E-Redes refere ter a rede normalizada. A empresa explica que, após o apagão que afetou a Península Ibérica e parte do território francês desde a manhã de segunda-feira, a religação da rede foi feita em cascata (alta, média e baixa tensão) e que foi possível recuperar mais depressa o fornecimento de energia "fruto da gestão integrada da rede nos vários níveis de tensão. Temos a rede reposta a 100% e normalizada”.
O presidente do Conselho de Administração da E-Redes, José Ferrari Careto, citado na informação, explica que a E-Redes, em colaboração com o Operador de Rede de Transporte (REN) "colocou em ação o Plano Operacional de Atuação em Crise, no estado máximo de Emergência, face aos problemas que afetaram a rede elétrica nacional às 11h30 de segunda-feira, 28 de abril, com o objetivo de proceder à reposição da energia de forma mais célere possível para todos os clientes".
Também em Espanha, todas as subestações elétricas já tinham energia às 05:00 de hoje (04:00 em Lisboa) após o apagão de segunda-feira, disse a distribuidora Red Eléctrica. Segundo a empresa espanhola, estava restabelecido o equivalente de 92,1% da procura de eletricidade no território continental de Espanha.
Comentários