As comemorações, promovidas pela Câmara Municipal do Sabugal, presidida por António Robalo (PSD), têm como ponto alto a sessão solene, com início pelas 14:30, no Auditório Municipal, com um momento musical do Duo de Violinos formado por Duarte Andrade e Gonçalo Adriano.

Na sessão serão condecorados os trabalhadores da autarquia com 15, 25 e 35 anos de serviço efetivo, atribuídos votos de louvor a trabalhadores aposentados e atribuída a Medalha de Mérito Cultural do Município do Sabugal ao professor e historiador Adérito Tavares, que proferirá a oração de sapiência intitulada “Identidade Nacional e Identidade Local”.

Adérito Tavares, natural de Aldeia do Bispo, naquele concelho, é autor do livro “A Capeia Arraiana”, publicado em 1985 sobre a tourada tradicional da zona do Sabugal, que está registada no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial, desde novembro de 2011.

A capeia arraiana é uma manifestação tauromáquica que se distingue das restantes por incluir a lide do touro bravo com recurso ao forcão, um engenho em madeira de forma triangular que é manuseado por cerca de 30 homens.

O programa das comemorações do dia do concelho do Sabugal começa às 09:30 de sábado, com o desfile da Banda Filarmónica Bendadense e dos Bombeiros Voluntários do Sabugal e do Soito, seguindo-se o hastear das bandeiras, junto do edifício dos Paços do Concelho.

Para as 10:15 está agendada a visita guiada e encenada “Memórias com Histórias” ao centro histórico do Sabugal.

A iniciativa, realizada no âmbito do projeto “Cultura em Rede das Beiras e Serra da Estrela” da Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela, “tem uma componente de reinterpretação de acontecimentos diversos relacionados com a história, monumentos e personagens históricas do Sabugal, com base no livro ‘Terras de Riba Côa – Memórias sobre o Concelho do Sabugal’, de Joaquim Manuel Correia”, segundo a Câmara Municipal do Sabugal.

Naquele dia estão também programadas visitas às obras da escola básica do Sabugal (11:00) e ao novo quartel dos Bombeiros Voluntários locais (11:30).

As comemorações dos 722 anos da confirmação do foral de Dom Dinis ao Sabugal terminam pelas 21:30, no Auditório Municipal, com um concerto da Orquestra Nova de Guitarras.

O concelho do Sabugal, no distrito da Guarda, situa-se junto da fronteira com Espanha.

Newsletter

As notí­cias não escolhem hora, mas o seu tempo é precioso. O SAPO 24 leva ao seu email a informação que realmente importa comentada pelos nossos cronistas.

Notificações

Porque as noticias não escolhem hora e o seu tempo é precioso.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.