Acompanhe toda a atualidade informativa em 24noticias.sapo.pt

Entre domingo, 3 de agosto, e quinta-feira, 7 de agosto, está proibido o acesso, circulação e permanência em zonas florestais. Foram também encerrados os seguintes monumentos: Parque e Palácio Nacional da Pena, Convento dos Capuchos, Parque e Palácio de Monserrate, Castelo dos Mouros e Quinta da Regaleira. Permanecem abertos o Palácio Nacional de Sintra e o Palácio Nacional de Queluz.

As autoridades reforçaram a vigilância no terreno com meios da GNR, Bombeiros, Parques de Sintra e Exército Português. Estão suspensos todos os trabalhos de limpeza florestal, mantendo-se apenas em circulação os veículos de socorro, emergência e serviços essenciais, bem como residentes e trabalhadores da área.

A sua newsletter de sempre, agora ainda mais útil

Com o lançamento da nova marca de informação 24notícias, estamos a mudar a plataforma de newsletters, aproveitando para reforçar a informação que os leitores mais valorizam: a que lhes é útil, ajuda a tomar decisões e a entender o mundo.

Assine a nova newsletter do 24notícias aqui

A Serra de Sintra, considerada zona sensível ao risco de incêndio, atrai anualmente milhares de visitantes. As autoridades sublinham que a proteção da floresta, do património e da vida humana depende da responsabilidade individual e apelam à colaboração da população, evitando deslocações desnecessárias e comportamentos de risco.

A situação de alerta é válida para todo o território continental português, refletindo o aumento das temperaturas e condições meteorológicas propícias à propagação de incêndios.