Tudo começou com um tweet publicado a 28 de abril na conta oficial do governo da Suécia naquela rede social. Rezava assim: "As almôndegas suecas têm, na verdade, origem numa receita que o rei Charles XII trouxe da Turquia no início do século XVIII. Vamos ser fiéis aos factos!". Uma semana depois, esta publicação teve mais de oito mil reações, mas, mais do que isso, provocou uma espécie de comoção nacional na Suécia.

Porquê? As almôndegas são um prato nacional da Suécia. Não é por acaso que este é o prato de referência servido nos restaurantes da cadeia sueca Ikea. Basicamente, almôndegas são uma espécie de cozido à portuguesa na Suécia - algo indubitavelmente ligado à identidade do país.

Até este tweet. O curador da conta do turismo da Suécia, Örjan - sendo este um lugar rotativo que conta todas as semanas com um nome diferente - não hesitou em classificar a notícia da seguinte forma: "Toda a minha vida foi uma mentira".

Se os suecos reagiram em choque, os turcos, pelo contrário, mostraram-se felizes com a notícia. "As famosas almôndegas suecas que são servidas no IKEA são, na realidade, turcas, admitiu o Governo sueco", escreveu no Twitter a TRT World, o canal internacional de informação público da Turquia.

Já o presidente da Agência turca para a Cooperação e Coordenação, Serdar Çam, não deixou de partilhar o seu lamento pelo facto de a Ikea, que vende dois milhões de almôndegas por dia, anunciar o prato como sendo sueco.

Há dois dias, a 4 de maio, a conta do governo sueco voltou a falar de almôndegas, depois de uma semana de intensa discussão nas redes sociais locais - e com repercussão em meios internacionais como New York Times e Guardian ."Onde e como nasceram as almôndegas suecas? Tínhamos poucas dúvidas sobre a sua origem na semana passada. Mas desde então apercebemo-nos que a história culinária é complexa. Há incontáveis versões de almôndegas no mundo inteiro. Qual é a tua favorita?"

A publicação de um terceiro tweet no mesmo dia mostra bem como o tema ganhou importância nacional. "A cozinha sueca foi influenciada por muitas culturas de outros países. O mesmo pode ser dito sobre praticamente todas as cozinhas. Foi isso que quisemos destacar no nosso tweet. Dito isto, deveríamos ter pesquisado melhor as origens e a história das almôndegas suecas antes de tuitar".

Na resposta a esta publicação, houve um pouco de tudo, desde quem mostrasse o seu desagrado, a quem acusasse a conta de "fake news" mas também respostas bem ao estilo nórdico, com bom humor e simples constatação que todas as cozinhas são influenciadas por outros países. O que não significa que o assunto tenha ficado por aqui.

Porque o seu tempo é precioso.

Subscreva a newsletter do SAPO 24.

Porque as notícias não escolhem hora.

Ative as notificações do SAPO 24.

Saiba sempre do que se fala.

Siga o SAPO 24 nas redes sociais. Use a #SAPO24 nas suas publicações.