O estudo designado ‘The red card’ [o cartão vermelho] analisa a estratégia digital dos principais clubes, equipas e campeonatos europeus num país em que o futebol não é o principal desporto, mas em que ocupa a cada época um interesse maior.
As referências do jogador português e do Manchester United, treinado por José Mourinho, surgem na sequência dos dados no weibo, o equivalente chinês ao twitter, e do Wechat – que também inclui seguidores, análogo ao Whatsapp, entre outras aplicações.
As conclusões foram retiradas de dados recolhidos entre 01 de setembro e 31 de dezembro do último ano, com Cristiano Ronaldo a ser o futebolista ‘mais importante’, seguido de Mesut Ozil, Gareth Bale, Anthony Martial e Wayne Rooney.
Este último, jogador dos ‘red devils’, tem gerado muito ‘ruído’ na China, com os rumores de que poderia ser uma contratação de peso para a liga chinesa, apostada em trazer futebolistas estrangeiros de renome.
Entre os clubes, nos quais o Manchester United é ‘rei’, Bayern Munique, Arsenal, Liverpool e Manchester City surgem também com grande nível de influência, mas no que diz respeito às ligas a germânica é a quem tem maior impacto digital.
De acordo com o relatório da Mailman, tal deve-se ao facto de a Bundesliga ter feito um esforço para ter emissões em direto nas plataformas chinesas, com o objetivo de aumentar fortemente os seus seguidores.
Na opinião de Andrew Collins, diretor da Mailman, este relatório, que tem a sua sexta edição, vem mostrar “uma mudança de estratégia” dos clubes e ligas, tendo em conta que a China é “uma prioridade número um” fora dos seus mercados internos.
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