Em Doha, Diogo Ribeiro nadou a distância em 22,97 segundos, à frente do norte-americano Michael Andrew (23,07) e do australiano Cameron McEvoy (23,08).

Veja o vídeo da prova:

Diogo Ribeiro assumiu-se feliz pelo título mundial de natação, o primeiro de um português, nos 50 metros mariposa, em Doha.

“Não tenho palavras neste momento”, reagiu, rapidamente, o nadador do Benfica, de 19 anos, imediatamente após a prova.

“O inicio não foi bom mas estou muito feliz por ser campeão do mundo”, rematou Diogo Ribeiro.

Em 2023, em Fukuoka, no Japão, Diogo Ribeiro tinha conquistado a primeira medalha portuguesa em Mundiais de natação, com o segundo lugar na final de 50 metros mariposa, tornando-se já este ano no primeiro luso a chegar a duas finais.

O nadador do Benfica, recordista mundial júnior dos 50 metros mariposa, está ainda inscrito nos 50 metros livres, 100 metros livres e 100 metros mariposa dos Mundiais de 2024, distâncias em que já tem garantido o apuramento para os Jogos Olímpicos Paris2024.

Os Mundiais de desportos aquáticos, que decorrerão até 18 de fevereiro, sob a égide da World Aquatics (antiga Federação Internacional de Natação), juntam mais de 2.600 atletas, de 197 países, em provas de natação artística, natação pura, águas abertas, polo aquático, saltos para a água e saltos ornamentais.

Portugal está representado por um total de 15 atletas em três das seis competições dos Mundiais de desportos aquáticos, entre os quais nove na natação pura, entre os quais Diogo Ribeiro, Camila Rebelo e Miguel Nascimento, três dos quatro nadadores portugueses que já garantiram mínimos para os Jogos.

Numa lista na qual não figura, devido a problemas físicos, João Costa, também já apurado para Paris, constam ainda Ana Rodrigues, Francisca Martins, Mariana Cunha, Tamila Holub, Gabriel Lopes e Francisco Quintas.

Costa e Marcelo felicitam Diogo Ribeiro

O primeiro-ministro português António Costa destacou o feito de Diogo Ribeiro, que conquistou hoje a medalha de ouro nos 50 metros mariposa dos Mundiais aquáticos, em Doha, no Qatar.

"Ao sagrar-se campeão mundial de 50 metros mariposa, em Doha, Diogo Ribeiro continua a fazer história com as cores nacionais. Depois da prata, o primeiro ouro da história da natação portuguesa em Mundiais! Uma enorme conquista para Portugal. Parabéns, campeão!", lançou na rede social X o governante.

Também Marcelo Rebelo de Sousa felicitou Diogo Ribeiro. “O Presidente da República felicita o nadador Diogo Ribeiro por mais um feito histórico para a natação nacional, com a conquista do título mundial na prova de 50 metros mariposa, nos Mundiais de natação que estão a decorrer em Doha, no Catar", lê-se numa nota publicada no portal de internet da Presidência da República.

"Após a medalha de prata conquistada o ano passado no Japão, Diogo Ribeiro junta o ouro inédito para Portugal, que muito orgulha o Presidente da República e todos os Portugueses", acrescentou Marcelo Rebelo de Sousa.

Porque o seu tempo é precioso.

Subscreva a newsletter do SAPO 24.

Porque as notícias não escolhem hora.

Ative as notificações do SAPO 24.

Saiba sempre do que se fala.

Siga o SAPO 24 nas redes sociais. Use a #SAPO24 nas suas publicações.