Num primeiro ‘set’ que começou equilibrado e com ambas as equipas a servir em suspensão, foi quando o ‘seis’ de Hugo Silva passou a servir colocado que o resultado passou a pender para as cores nacionais, chegando ao primeiro tempo técnico com quatro pontos de vantagem.

Até final, o controlo permitiu vencer com tranquilidade o primeiro ‘set’, terminando com 25-18, depois de uma ténue recuperação espanhola.

Uma aposta bem-sucedida nos serviços em força e uma resposta quase sempre sofrível da defesa baixa espanhola abriu as portas ao triunfo no segundo parcial ao seis português, que acabou por vencer por 25-20 um parcial em que nunca esteve em desvantagem.

O terceiro ‘set’ mostrou uma Espanha a acertar, finalmente, no serviço em força, facto que causou problemas à seleção lusa, que, apesar da boa réplica na parte final do parcial, reduzindo de 17-22 para 22-24, acabou castigada com um serviço de Alexandre Ferreira que terminou na rede.

O quarto parcial acabou por ser o espelho do ‘peso’ que os irmãos Ferreira têm no ‘seis’ nacional, apontando 15 dos 25 pontos de Portugal, que começou, assim, com o pé direito a participação na prova.

Quarta-feira, em Guadalajara, será a vez de Espanha receber a equipa lusa, na segunda jornada do agrupamento.

Jogo no Pavilhão Municipal de Santo Tirso, em Santo Tirso.

Portugal – Espanha, 3-1.

Parciais: 25-18, 25-20, 22-25 e 25-22.

Sob a arbitragem de Sandro La Micela (Itália) e Hélio Ormonde (Portugal), as equipas alinharam:

- Portugal: Caique Silva, Filip Cveticanin, Marco Ferreira, Alexandre Ferreira, Phelipe Martins e Miguel Tavares. Jogaram ainda João Fidalgo (líbero), Valdir Sequeira, João Simões e José Monteiro.

Selecionador: Hugo Silva.

- Espanha: Angel Trinidad, Carlos Jimenez, Jorge Valcarcel, Joaquin Villena, Miguel Fornes e Gabriel Barbara. Jogaram ainda Aaron Gamiz (líbero), Renato Colito, Victor Pérez, Pablo Bugallo, Gerard Osório e Sergio Arranz.

Selecionador: Fernando Muñoz Benitez.

Assistência: cerca de 500 espetadores.

Porque o seu tempo é precioso.

Subscreva a newsletter do SAPO 24.

Porque as notícias não escolhem hora.

Ative as notificações do SAPO 24.

Saiba sempre do que se fala.

Siga o SAPO 24 nas redes sociais. Use a #SAPO24 nas suas publicações.