O Tottenham lidera o grupo D, com um ponto de vantagem sobre Marselha e Sporting, e o triunfo sobre os lisboetas, na quinta e penúltima jornada, permite-lhe assegurar um dos dois primeiros lugares e o acesso aos ‘oitavos’, independentemente do resultado do jogo entre os franceses e o lanterna-vermelha Eintracht Frankfurt.

“Amanhã [quarta-feira], temos uma boa oportunidade de alcançá-lo [o apuramento para os oitavos de final]. Queremos terminar da melhor forma possível antes da pausa para a realização do Campeonato do Mundo”, disse o técnico italiano, em conferência de imprensa.

Antonio Conte observou que a qualificação para a fase a eliminar da ‘Champions’ de 2022/23 “é importante para todos” no clube londrino, que no início de setembro perdeu por 2-0 no Estádio José Alvalade, com os dois golos dos ‘leões’ a serem marcados aos 90 minutos, por Paulinho, e 90+3, por Arthur Gomes.

“Estamos numa grande, grande competição. É a mais importante prova europeia e por essa razão todos têm um grande desejo e vontade de seguir para a próxima fase, especialmente porque queremos demonstrar que merecemos”, assinalou.

O treinador, de 53 anos, antecipou uma “época muito mais difícil do que a anterior”, o que está também a ter reflexos na Liga inglesa, na qual os ‘spurs’ perderam as duas últimas partidas, com Manchester United (2-0) e Newcastle (2-1), apesar de ocuparem o terceiro lugar.

Antonio Conte confirmou que os avançados Kulusevski e Richarlison são baixas confirmadas para o jogo com o Sporting, devido a lesão, enquanto o defesa Cristián Romero e o médio Hojbjerg serão reavaliados na manhã de quarta-feira, podendo, ou não, ser considerados aptos.

Quem está a 100% é o defesa galês Ben Davies, de 29 anos, que, tal como Antonio Conte, alertou para a importância de “acabar o trabalho amanhã [quarta-feira]”, em referência à possibilidade de o Tottenham garantir o apuramento para os oitavos de final a uma ronda do fim da fase de grupos.

Ben Davies advertiu que o Sporting “é uma equipa muito boa” e que os londrinos precisam de dar o seu melhor e de manter a concentração durante todo o encontro, destacando o avançado inglês Marcus Edwards, que foi formado nas camadas jovens do Tottenham.

“Marcus [Edwards] é um jogador muito bom. É veloz e pratica um futebol muito direto. Vai ser difícil enfrentá-lo. Tem um futuro risonho à sua frente”, sustentou o galês, elogiando o avançado ‘leonino’, autor de quatro golos esta época, em 15 jogos.

O Tottenham recebe o Sporting pelas 20:00 (horas de Lisboa) de quarta-feira, em jogo da quinta jornada do grupo D da Liga dos Campeões, que será dirigido pelo neerlandês Danny Makkelie.