A venda da posição da Meo, de 25%, faz parte de uma transação em que a Cellnex adquiriu a totalidade da Omtel, a primeira empresa independente de torres de telecomunicações em Portugal, com cerca de 3.000 torres no país.

Em comunicado, a Altice Europe refere que com esta transação inicia "uma parceria de longo prazo com a Cellnex em Portugal".

Em setembro de 2018, na altura da venda da Omtel a um consórcio que incluia a Morgan Stanley Infrastructure Partners e Horizon Equity Partners, a Meo reinvestiu 108,8 milhões de euros para uma participação de 25%.

Também em comunicado, a Cellnex anuncia a chegada a acordo com a Altice Europe e a Belmont Infra Holding's para a compra da totalidade da Omtel por um valor equivalente da empresa de 800 milhões de euros.

"A aquisição contempla igualmente a instalação de 400 novas infraestruturas nos próximos quatro anos", refere a empresa espanhola.

"Tendo em conta a evolução do mercado português e o desenvolvimento da rede 5G, os planos de crescimento da Cellnex estimam que o programa de construção de novas infraestruturas (BTS) poderá ser atualizado com a construção de 350 infraestruturas adicionais até 2027. O investimento estimado para o plano de construção (contratado e previsto) é de 140 milhões de euros", acrescenta o grupo.

Portugal passa a ser o oitavo país da Europa onde a Cellnex opera.

"A Omtel gere um atrativo portefólio de infraestruturas que representam aproximadamente 25% das torres de telecomunicações do mercado português. Os contratos da Omtel com os seus clientes têm uma duração média de 20 anos com períodos adicionais de cinco anos, sendo o principal a Portugal Telecom (Meo)", refere a Cellnex, no comunicado.

[Nota: O SAPO24 é a marca de informação do Portal SAPO, propriedade da MEO - Serviços de Comunicações e Multimédia, S.A., detida pelo Grupo Altice]

Newsletter

As notí­cias não escolhem hora, mas o seu tempo é precioso. O SAPO 24 leva ao seu email a informação que realmente importa comentada pelos nossos cronistas.

Notificações

Porque as noticias não escolhem hora e o seu tempo é precioso.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.