Em 2023, de acordo com os dados do serviço estatístico da UE, foram registados 1,5 milhões de novos automóveis de passageiros elétricos exclusivamente a bateria, elevando o número total para 4,5 milhões.

Isto representa um aumento de 48,5% em comparação com 2022, quando o número total era de 3,0 milhões, salienta o Eurostat.

A percentagem de veículos elétricos exclusivamente a bateria entre os novos registos atingiu 14,6% em 2023.

A quota de automóveis elétricos na UE, depois de se ter mantido abaixo de 1,0% até 2018, subiu marcadamente nos últimos quatro anos, aumentando para 5,3% em 2020, 9,0% em 2021, 12,1% em 2022 e 14,6% no ano passado.

Em 31 de dezembro de 2023, no parque de automóveis de passageiros os exclusivamente elétricos a bateria representavam 1,7% de todos os veículos na UE.

Entre os Estados-membros, na Dinamarca, os automóveis exclusivamente elétricos a bateria representavam 7,1% de todos os automóveis de passageiros, com a Suécia (5,9%), o Luxemburgo (5,1%) e os Países Baixos (5,0%) a apresentarem também as taxas mais altas.

Em contrapartida, 14 países da UE registaram quotas inferiores a 1%, sendo as mais baixas observadas em Chipre, na Grécia e na Polónia, cada uma com 0,2%.

Em Portugal, a quota de automóveis exclusivamente elétricos a bateria subiu de 1,1% em 2022, para 1,8% em 2023, colocando o país no 11.º lugar entre os Estados-membros.