Regresso ao trabalho e às empresas: com ou sem medição de temperatura?
Segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS), com medição.
Num documento elaborado no âmbito do Programa Nacional da Saúde Ocupacional, a DGS informa empresas e trabalhadores sobre de que forma podem ser concretizadas diversas medidas de prevenção da covid-19, desde a higiene das mãos ao cumprimento da distância de segurança, passando pela desinfeção de objetos e superfícies comuns, etiqueta respiratória (tossir para o braço), proteção individual e automonitorização de sintomas dos trabalhadores.
Segundo a Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT), sem medição.
Na lista da ACT divulgada esta terça-feira, com 19 recomendações para adaptar os locais de trabalho e proteger os trabalhadores na sequência da pandemia, incluem-se uma boa ventilação e o distanciamento, mas exclui-se a medição da temperatura.
E está de volta - na realidade, nunca foi embora - a discussão política sobre a TAP.
"A música agora é outra no que diz respeito à TAP". O ministro das Infraestruturas e da Habitação, Pedro Nuno Santos, afirmou hoje no parlamento que "qualquer intervenção pública" na TAP "implicará que o Estado português" acompanhe "todas as decisões que serão tomadas" nos próximos tempos na companhia aérea. O ministro acrescentou que a TAP já não estava a ser bem gerida antes dos efeitos da covid-19 na sua atividade e que o Governo vai optar pela solução que melhor defender o povo português.
Para quem não se recordar este é um tema pré-covid-19, apenas acelerado pelo atual cenário de crise na indústria de aviação.
E também o Bloco de Esquerda (BE) quer retomar o assunto, propondo agendar, com urgência, no parlamento, o projeto de lei para a nacionalização da transportadora aérea TAP, em 'lay-off' desde março devido à pandemia de covid-19.
Ao nível europeu, a preocupação é geral. A Comissão Europeia pediu hoje aos Estados-membros para levantarem restrições às viagens na União Europeia (UE) “o mais rapidamente possível”, de forma a permitir a retoma do turismo europeu, estimando perdas de faturação de 50% devido à pandemia.
A Vida em Tempos de Pandemia: "Há empresas que, por melhores decisões que tomem, vão cair. É assustador"
O convidado do segundo episódio d'"A Vida em Tempos de Pandemia" é o David Miranda. Empresário no ramo das cozinhas, diz que num dia estava a colocar panfletos na loja para implementar medidas de higiene e segurança, para no outro dia ter de fechar o espaço onde tem o seu showroom de cozinhas.
[/caption]
Empresas e Emprego: é preciso que tudo seja mais rápido, mais simples
Nos últimos dois dias tem sido a tónica de vários pedidos em várias frentes: é preciso que os processos de apoios sejam mais ágeis e cheguem mais depressa a quem precisa.
"Ter um computador é um luxo". Este é um retrato do ensino à distância em Portugal, o milagre possível
Um trabalho assinado pelo António Moura dos Santos com colaboração de pesquisa da Carolina Muralha que dá voz aos professores, alunos e pais na revolução de educação em curso e traça o retrato dos problemas, soluções e dos desafios que todos enfrentam.
créditos: © 2020 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A.[/caption]