Se não conseguir ver esta newsletter clique aqui.

 
Image

Newsletter diária • 24 nov 2022

 
Facebook
 
Twitter
 
Instagram
 
 
 

A vez de Portugal

 
 

Edição por Tomás Albino Gomes

Chegou a vez de Portugal. Ao último dia de jogos da primeira jornada da fase de grupos do Campeonato do Mundo de futebol de 2022, no Qatar, a seleção portuguesa estreia-se diante do Gana.

No último treino antes do confronto do Grupo H, com o conjunto ganês, que acontece às 19h00 locais (16h00 em Lisboa), no Estádio 974, em Doha, Fernando Santos teve todos os jogadores à disposição – pelo menos nos 15 minutos abertos aos jornalistas –, pelo que tem um vasto lote de atletas e características por onde escolher.

Ainda que não tenha dado pistas nos períodos em que a comunicação social tem tido acesso às sessões, o selecionador poderá apostar num ‘onze’ com Diogo Costa, João Cancelo, Rúben Dias, Pepe, Nuno Mendes, Rúben Neves, Bruno Fernandes, Bernardo Silva, Otávio, João Félix e o ‘capitão’ Cristiano Ronaldo, o único jogador da seleção sem clube, depois de ter rescindido contrato com o Manchester United na terça-feira.

Diante do Gana, um adversário com o qual se cruzou apenas uma vez, no Mundial2014 (vitória por 2-1), Portugal vai tentar algo que não consegue desde 2006, ou seja alcançar um triunfo na partida de estreia num Mundial. Em 2010, começou com um empate frente à Costa do Marfim (0-0), em 2014, foi goleado pela Alemanha (0-4) e, em 2018, voltou a ceder um empate, com a Espanha (3-3).

Num Mundial marcado já por duas grandes surpresas, as vitórias da Arábia Saudita sobre a Argentina e do Japão sobre a Alemanha, conseguirá Portugal, no jogo entre as duas equipas mais distantes uma da outra no ranking FIFA, a seleção portuguesa é 9ª e a ganesa é 60ª, evitar dissabores e entrar com o pé direito na competição que nunca ganhou?

 
 
João Paulo Correia
 
 

O debate da atualidade em torno deste Mundial está tomado pelo desrespeito por direitos e liberdades. Continuar a ler

 
 
 

Mundial no Qatar

 
 

Quem joga hoje:

  • 10h00 - Suíça vs. Camarões (Sport TV1)
  • 13h00 - Uruguai vs. Coreia do Sul (Sport TV1)
  • 16h00 - Portugal vs. Gana (TVI e Sport TV1)
  • 19h00 - Brasil vs. Sérvia (RTP1 e Sport TV1)

A polémica:

  • O embaixador português em Doha, Paulo Pocinho, foi chamado pelo governo do Qatar que lhe terá demonstrado descontentamento pelas declarações “hostis” de altos responsáveis de Portugal. No início da semana, as declarações de Marcelo Rebelo de Sousa referentes a direitos humanos no país anfitrião do Mundial de Futebol não terão caído bem aos governantes cataris que terão dito que tais “manifestações contra o país não são aceitáveis e que só não serão tomadas atitudes mais drásticas em nome da amizade” entre os dois países

Também é notícia:

  • "Negar-nos a braçadeira é o mesmo que negar a nossa voz". Jogadores da seleção alemã taparam a boca na fotografia antes do jogo com Japão em protesto contra a FIFA que impediu os capitães de usar uma braçadeira com a inscrição ‘One Love’;
  • Dinamarca ameaça desfiliar-se da FIFA — e anuncia que não vai apoiar releição de Infantino;
  • No Alemanha - Japão aconteceu a segunda grande surpresa do Mundial: a seleção nipónica venceu a congénere germânica. Já a Espanha 'esmagou' Costa Rica com sete golos, a vice' Croácia e Marrocos empataram a zero e Batshuayi foi decisivo na vitória belga sobre Canadá;
  • Japoneses celebraram a vitória sobre a Alemanha como manda a tradição — a limpar o estádio;
  • O Equador está a ser alvo de um processo disciplinar pela FIFA, devido a alegados cânticos homofóbicos dos adeptos sul-americanos dirigidos ao Chile, durante o jogo com o Qatar, o primeiro do Mundial;
  • Árbitro norte-americano Ismail Elfath vai dirigir o Portugal-Gana;
  • A mensagem de Ronaldo para a estreia no Mundial

A frase: 

 
 
O Sapo e o Escorpião
 
 
 

Os números dos abusos sexuais de crianças e jovens em Portugal revelam uma realidade infernal. A médica-legista Anabela Neves, especialista na matéria, conta que "é tão dramático como um palco de guerra, em alguns casos pior". Mas deixa um alerta: a castração química não resolve o problema.

 
 
A newsletter do SAPO24 é útil para si? A sua opinião é importante
 
 

Atualidade

 

Queremos que a newsletter do SAPO24 sirva melhor os nossos leitores, por isso a sua opinião é tão importante. Só pedimos dois minutos para responder a este questionário.