Se não conseguir ver esta newsletter clique aqui.

 
Image

Newsletter diária • 01 ago 2021

 
Facebook
 
Twitter
 
Instagram
 
 
 

Patrícia Mamona, o que ela saltou para à prata chegar

 
 

Por Inês F. Alves

  • Vamos ser concretos: Patrícia Mamona saltou 15,01 metros para conquistar a medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Tóquio2020 e, pelo caminho, bateu dois recordes nacionais.
  • A atleta portuguesa "saltou" para o pódio à primeira tentativa e ao quarto salto já ninguém lhe tirava a prata, sendo ultrapassada somente pela venezuelana Yulimar Rojas que bateu "só" recorde mundial por 17 centímetros.
  • Emocionada, ainda a tentar acalmar-se, Patrícia Mamona resumiu tudo: "Faço parte da equipa dos 15 metros. (...) Quando comecei, toda a gente dizia 'triplo não, tu és muito pequena, não tens um perfil para triplista' e agora estou aqui, faço parte das melhores do mundo".
  • Foram cinco anos de preparação para Tóquio, 20 anos de triplo salto. Como escreve Rita Sousa Vieira num perfil ao qual "roubei" o título desta newsletter, "a menina que treinava às escondidas dos pais é vice-campeã olímpica". Para ler aqui.
  • Ainda a atleta esta a recuperar o fôlego e já Marcelo Rebelo de Sousa lhe tinha ligado. "Em nome de Portugal e dos portugueses, o Presidente Marcelo Rebelo de Sousa felicita e agradece a Patrícia Mamona".
  • Patrícia também agradeceu, ao treinador, à família e "a este grande país, Portugal". "Estou orgulhosa de todos nós, ainda agora me disseram que Portugal é um país pequeno, mas consegue fazer coisas grandes. O apoio dos portugueses foi fenomenal", disse.
  • O dia olímpico foi menos feliz para Auriol Dongmo, que ficou a uns escassos cinco centímetros do pódio. E a atleta não escondeu a tristeza: “Dói-me muito, ficar em quarto lugar é a coisa mais horrível da minha vida”. Vale, ainda assim, perceber como a atleta nascida nos Camarões acabou de leão ao peito e a representar as cores nacionais. Em Tóquio fez a melhor prestação de sempre de um atleta português no lançamento do peso.
  • Mas há muito mais para contar sobre os Jogos Olímpicos deste ano: a prestação surpreendente de Lamont Jacobs, o protesto Mourad Aliev, os voos de Logan Martin... O SAPO24 continua a acompanhar a par e passo estes JO e pode ver tudo aqui.
  • Fernando Pimenta entra em ação esta madrugada, e não é o único. Com este calendário, não há motivo para perder provas (isto se lidar bem com privação de sono, dada a diferença horária).
  • Na terça-feira será Nelson Évora a entrar em cena. Falamos dele hoje porque o campeão olímpico de 2008  revelou que se submeteu a uma operação ao menisco em março deste ano, ficando com menos de 18 semanas para preparar os Jogos Olímpicos Tóquio2020, os últimos da sua carreira. Mas é perentório: "Se acredito?! Sempre!!". E se ele acredita, nós também.
  • Enquanto isso, vale sempre a pena recordar o triunfo de Fernanda Ribeiro, há 25 anos, em Atlanta. "Claro que me lembro de tudo. Estava com um problema grave no tendão de Aquiles e até tinha dado a carreira como terminada nesse ano”. Ainda bem que não desistiu.
 
 
A primeira fase do (novo) desconfinamento chegou. Saiba o que muda a partir deste domingo
 
 

Atualidade

 

A nova estratégia do Governo ditou que, neste domingo, 1 de agosto, começa a primeira fase do novo plano de desconfinamento. O fim do recolhimento obrigatório e das restrições horárias para o comércio, a restauração e os espetáculos são algumas das novidades