Usyal assumiu o cargo em julho de 2019 depois da demissão, também por decreto, do antecessor Murat Cetinkaya.

Ministro das Finanças de 2015 a 2018, Agbal foi nomeado novo governador e nenhuma razão foi avançada para esta substituição, que ocorre numa altura de forte quebra da libra turca.

Cetinkaya tinha sido afastado na sequência de desentendimentos com o Presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, na questão da diminuição da taxa de juro.

Erdogan opõe-se firmemente a qualquer aumento da taxa de juro, que já considerou "a mãe e o pai de todos os males", tendo declarado, no sábado passado, que a Turquia lutava contra "o triângulo diabólico das taxas de juro, das taxas de câmbio e da inflação".

Nos últimos meses, a cotação da libra turca desceu a níveis históricos em relação do dólar norte-americano, perdendo mais de 30% do valor este ano.

Os mercados estão preocupados com a persistente inflação elevada, sempre nos dois dígitos, e com a forte baixa das reservas de divisas e apesar de esperarem, no mês passado, uma subida da principal taxa de juro devido à fraca cotação da libra, tal não aconteceu.

Em setembro, o banco central surpreendeu os investidores ao aumentar a taxa diretora pela primeira vez desde 2018, de 8,25 para 10,25%.

A próxima decisão da comissão de política monetária do banco sobre as taxas de juro deverá ser tomada em 19 de novembro.

EJ // EJ

Lusa/Fim