A cotação do barril de crude do Mar do Norte, de referência na Europa, acabou a sessão no International Exchange a cotar 45 cêntimos acima dos 72,83 dólares com que fechou as transações na quarta-feira.
Depois de começar a semana a baixar quase três por cento, antes do anúncio de cessar-fogo no Líbano, a cotação do Brent voltou a subir, depois de os militares libaneses terem denunciado hoje que os israelitas violaram o cessar-fogo com "incursões aéreas e ataques".
Os investidores continuam também atentos à cimeira da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) e dos seus aliados, como a Federação Russa, grupo designado por OPEP+, que estava prevista para este domingo, mas foi adiada para o próximo dia 05, quando se espera que o grupo decida a sua política comercial para 2025.
O principal ponto do encontro é o da decisão sobre o plano de aumentar a produção em 180 mil barris diários, que está previsto para começar em 01 de janeiro, ou se voltam a adiar o seu início, como já ocorreu por duas vezes desde outubro, dada, por exemplo, a preocupação com procura de países importadores como a China.
RN // RBF
Lusa/fim
Comentários