"Na segunda-feira os membros indigitados do CNRT para o VIII Governo saem todos, resignam", disse Xanana Gusmão, em conferência de imprensa na sede do Congresso Nacional da Reconstrução Timorense (CNRT) em Díli, capital de Timor-Leste.

Xanana Gusmão confirmou que saem não só os quadros e militantes do CNRT mas também outros membros do Governo indigitados pelo partido aquando da formação do executivo, inclusive figuras independentes.

"Em termos políticos o CNRT já não faz parte do Governo. E para não estar a criar confusões, no dia 25 saem todos", explicou.

"Se saem todos, formalmente, a maioria que apoiava este Governo deixa de existir", considerou.

O atual Governo tem vários membros indigitados pelo CNRT, incluindo alguns 'pesos-pesados', entre os quais o ministro de Estado da Presidência do Conselho de Ministros, Agio Pereira, o ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Dionísio Babo Soares e a ministra da Educação, Juventude e Desporto, Dulce de Jesus Soares.

Foram ainda indigitados pelo CNRT, entre outros, a vice-ministra das Finanças, Sara Lobo Brites -- atual ministra interina -- o secretário de Estado da Juventude e Desporto, Nélio Isaac Sarmento e o secretário de Estado da Proteção Civil, Alexandrino de Araújo.

 

ASP // JH

Lusa/Fim

Newsletter

As notí­cias não escolhem hora, mas o seu tempo é precioso. O SAPO 24 leva ao seu email a informação que realmente importa comentada pelos nossos cronistas.

Notificações

Porque as noticias não escolhem hora e o seu tempo é precioso.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.