Este dia é dedicado a Santo Elias, profeta, e a Santa Margarida.Nos céus, a Lua encaminha-se para a Fase Plena. Lua Cheia, dia 27, às 21:20.

O Sol nasce às 06:28 e o ocaso regista-se às 20:58.

No porto de Lisboa, a preia-mar verifica-se às 10:08 e 22:36, a baixa-mar, às 03:30 e 15:56.

Caranguejo é o signo dos nascidos nesta data, destacando-se o poeta italiano Francisco Petrarca (1304), Santos Dummond (1873), precursor da aviação, o explorador neozelandês Edmund Hillary (1919), o primeiro homem a conquistar o Monte Everest, e o escritor norte-americano Cormac McCarthy (1933), autor de "Belos Cavalos".Em 1903, Marrocos concedia à França o controlo da polícia fronteiriça. Em 1936, através do Tratado de Montreaux, a Turquia recuperava a soberania sobre os estreitos de Dardanelos e do Bósforo. Em 1937, morria Guglielmo Marconi, inventor da telegrafia sem fios.Em 1944, falhava a Operação Valquíria, atentado à bomba contra Adolf Hitler, perpetrado pelo coronel von Stauffenberg, durante a reunião do Estado-maior, em Rastenburgo. Em 1951, o rei Abdulah da Jordânia era assassinado em Jerusalém. Em 1954, o armistício da Indochina, entre a França e o Exército Popular do Vietname, era assinado em Genebra.Em 1955, em Lisboa, morria o arménio Calouste Sarkis Gulbenkian, magnata do petróleo e filantropo. Detentor de uma enorme coleção de arte, decidiu, em testamento, mantê-la em Portugal, país onde residiu nos últimos anos de vida. A opção daria origem à Fundação Calouste Gulbenkian.Em 1969, o homem chegava à Lua, como o antigo presidente dos EUA John F. Kennedy assegurara no início da década. O astronauta norte-americano Neil Armstrong pisava solo lunar, logo seguido de Edwin Aldrin. "Um pequeno passo para o homem, um salto gigantesco para a humanidade", disse Armstrong.Em 1974, tropas turcas invadiam a ilha de Chipre. Em 1975, centenas de refugiados cambodjanos eram abatidos por tropas comunistas quando tentavam atravessar a fronteira com a Tailândia. Em 1976, a Viking-1, nave espacial norte-americana, aterrava em Marte, iniciando a transmissão de fotografias do planeta para Terra.

Em 1977, os dirigentes sindicalistas norte-americanos Saco e Vanzetti, acusados e condenados pelos crimes de roubo e assassinato, com provas falsas, eram absolvidos pelo Estado de Massachusetts. Em 1983, Portugal e a França assinavam, em Lisboa, o acordo de cooperação judiciária sobre a proteção de menores.

Em 1984, era inaugurado o Centro Artístico Infantil da FundaçãoCalouste Gulbenkian. Em 1991, eram libertados, da cadeia de S. Paulo, Luanda, os primeiros 190 presos membros da UNITA detidos. Em 1997, o IRA estabelecia um novo cessar-fogo, para a participação do Sinn Fein nas negociações de paz. Em 1999, Nicole Fontaine era eleita presidente do Parlamento Europeu.Em 2002 morria o musicólogo e produtor norte-americano Alain Lomax, 87 anos, figura essencial na recolha e tratamento da tradição musical dos EUA. Em 2003, o Governo britânico abria um inquérito à morte do cientista David Kelly.

Em 2004, morriam Antonio Gades, 67 anos, bailarino e coreógrafo espanhol.

Em 2005, o ministro de Estado e das Finanças Luís Campos e Cunha abandonava o Governo, sendo substituído por Fernando Teixeira dos Santos, presidente da CMVM. No mesmo dia, a Indonésia confirmava as primeiras mortes pela variante humana da chamada gripe das aves.

Em 2006, a votação final garantia a passagem da Lei da Programação Militar, no Parlamento.

Em 2007, o alpinista português João Garcia alcança o cume do K2 nos Himalaias, a segunda maior montanha do Mundo, com 8.611 metros de altitude. O azeite Gourmet Extra Virgem Oliveira da Serra recebe a medalha de ouro do Júri Internacional do Monde Selection, uma organização fundada em Bruxelas, sendo o primeiro azeite português a ter esta distinção. O presidente norte-americano, George W. Bush, assina um decreto que proíbe o uso da tortura em suspeitos de terrorismo detidos nas prisões secretas da CIA. Morre o senador António Carlos Magalhães, do Partido Democratas, de centro-direita, e um dos históricos políticos brasileiros, de paragem cardíaca, em São Paulo, aos 79 anos.

Em 2008, mais de um milhão e meio de automóveis deixavam de circular na capital chinesa, até 20 de setembro, ao entrarem em vigor medidas para reduzir a poluição durante os Jogos Olímpicos, que têm início a 08 de agosto.

Em 2010, morria, aos 83 anos, o jornalista Américo Saraiva Mendes, crítico tauromáquico e um dos fundadores do Correio da Manhã. Morria, aos 60 anos, Simon Stanciu Syrinx, músico romeno especialista na flauta de pã, instrumento para que compôs e adaptou numerosas obras, e cuja música foi incluída pelo realizador francês Jean-Jacques Annaud em "A Guerra do Fogo" (1981).

Em 2011, o pintor Lucian Freud morria em Londres, com 88 anos.

Em 2012, morria, aos 93 anos, o historiador José Hermano Saraiva. Morria Helena Cidade Moura, ex-dirigente do MDP/CDE e deputada à Assembleia da República, foi responsável pela maior campanha de alfabetização organizada em Portugal no pós 25 de Abril. Tinha 88 anos.

Em 2013, morria, aos 92 anos, Denys de La Patellière, realizador francês cuja obra se destacou nos anos 1950 e 1960, em filmes com atores como Jeanne Moreau e Jean Gabin, em França. Morria, com 92 anos, Helen Thomas, jornalista norte-americana, considerada um ícone da sala de imprensa da Casa Branca, em Washington, tendo acompanhado todos os presidentes norte-americanos desde John Kennedy.

Em 2015, a bandeira cubana era içada no Departamento de Estado norte-americano, num gesto histórico que marca a renovação dos laços diplomáticos entre Havana e Washington e a abertura das embaixadas nas duas capitais, após 54 anos.

Em 2016, morria, com 81 anos, Garry Marshall, realizador norte-americano que dirigiu "Pretty Woman". Radu Beligan, romeno que detinha o recorde do Guiness como o ator de teatro mais velho do mundo, morria aos 97 anos.

Em 2017, os diplomas que criam a carreira de farmacêutico eram aprovados em Conselho de Ministros.

Lusa/Fim.